Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CJGPM
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: possibilidades de ensinar e aprender
Authors: Cassia Evelise Lopes Elias
First Advisor: Estela Aparecida Oliveira Vieira
First Referee: Maria Jose Cabral Grillo
Second Referee: Maria Rizoneide Negreiros de Araujo
Abstract: O presente estudo delineia as concepções da educação permanente em saúde, sua importância, possibilidades e desafios no âmbito das equipes de saúde da família. Tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais acerca do tema e possibilitar o fortalecimento das ações produzidas no cotidiano das equipes de saúde, através da criação de espaços coletivos de reflexão, discussão e avaliação, tornando as unidades de saúde em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem. Para o procedimento de investigação empírica foi realizada uma pesquisa utilizando-se de um questionário aplicado aos profissionais que compõe uma das três equipes de saúde da família do município de Araçuaí. Os dados revelam tratar-se de um grupo com pouca experiência profissional na rede de atenção básica em saúde. A maioria dos profissionais expressa conhecimentos sobre a prática da educação permanente e consideram um processo pedagógico de ensinoaprendizagem institucionalizado, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, porém pouco utilizado nas equipes.
Abstract: This study outlines the concepts of continuing education in health, its importance, possibilities and challenges within the health teams of the family. Aims to identify professionals' perceptions about the issue and allow the strengthening of actions produced in the daily health teams by creating safe spaces for reflection, discussion and evaluation, making the health units in a common area of teaching learning. For the procedure of the empirical research we conducted a survey using a questionnaire administered to professionals who make up one of three teams of family health in the city of Araçuaí. The data show that this is a group with little experience in the network of primary health care. Most professionals expressed knowledge about the practice of lifelong learning and consider a learning process of institutionalized teaching and learning, which enables personal and professional development, but little used in teams.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CJGPM
Issue Date: 6-Feb-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_c_ssia_evelise_lopes_elias.pdf170.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.