Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiro
Autor(es): Maria Beatriz Guimaraes Ferreira
Primeiro Orientador: Valda da Penha Caldeira
Primeiro membro da banca : Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Resumo: A educação transformadora implica na necessidade de enfermeiros-docentes com prática pedagógicas transformadoras e voltadas para as questões sociais. Com o intuito de conhecer esses profissionais, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição de ensino federal. Trata-se de estudo primário, de abordagem quantitativa, com delineamento de pesquisa descritiva e transversal. A investigação foi desenvolvida com os docentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição federal, localizada no interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva com comparação dos resultados junto à literatura. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos docentes são mulheres, com faixa etária entre 31 e 35 anos; têm renda mensal maior que dez salários mínimos; possuem de um a três filhos, residência própria e são casadas. São especialistas atuando na docência, por escolha profissional; mas nenhum docente possuiu formação pedagógica. A realização desse estudo evidencia a necessidade de formação pedagógica dos docentes, visando adquirir competências e habilidades necessárias para formação crítico-reflexivo e transformadora dos profissionais de enfermagem.
Abstract: The transformative education implies the need for nurses-teachers with transformative pedagogical practice and focused on social issues. In order to meet these professionals, this study aimed to describe the profile of teachers of technical education in nursing a federal educational institution. It is the primary study, a quantitative approach, with devising descriptive and transversal. The research was developed with teachers of technical nursing in a federal institution, located in Minas Gerais. For data analysis, we used descriptive analysis and comparison of results with the literature. The study results showed that most teachers are women, aged between 31 and 35 years, have a monthly income greater than ten minimum wages, have one to three children, own residence and are married. They are experts in teaching acting for career choice, but no teachers had pedagogical training. The present study highlights the need for pedagogical training of teachers in order to acquire competencies and skills needed for performance critical-reflective and transformative of nursing professionals.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
Data do documento: 10-Dez-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_beatriz_pdf.pdf10.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.