Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7
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dc.contributor.advisor1Valda da Penha Caldeirapt_BR
dc.contributor.referee1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.creatorMaria Beatriz Guimaraes Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:02:41Z-
dc.date.available2019-08-11T10:02:41Z-
dc.date.issued2011-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNEF7-
dc.description.abstractThe transformative education implies the need for nurses-teachers with transformative pedagogical practice and focused on social issues. In order to meet these professionals, this study aimed to describe the profile of teachers of technical education in nursing a federal educational institution. It is the primary study, a quantitative approach, with devising descriptive and transversal. The research was developed with teachers of technical nursing in a federal institution, located in Minas Gerais. For data analysis, we used descriptive analysis and comparison of results with the literature. The study results showed that most teachers are women, aged between 31 and 35 years, have a monthly income greater than ten minimum wages, have one to three children, own residence and are married. They are experts in teaching acting for career choice, but no teachers had pedagogical training. The present study highlights the need for pedagogical training of teachers in order to acquire competencies and skills needed for performance critical-reflective and transformative of nursing professionals.pt_BR
dc.description.resumoA educação transformadora implica na necessidade de enfermeiros-docentes com prática pedagógicas transformadoras e voltadas para as questões sociais. Com o intuito de conhecer esses profissionais, o presente estudo objetivou descrever o perfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição de ensino federal. Trata-se de estudo primário, de abordagem quantitativa, com delineamento de pesquisa descritiva e transversal. A investigação foi desenvolvida com os docentes do curso técnico em enfermagem de uma instituição federal, localizada no interior de Minas Gerais. Para análise dos dados, foi utilizada a análise descritiva com comparação dos resultados junto à literatura. Os resultados do estudo evidenciaram que a maioria dos docentes são mulheres, com faixa etária entre 31 e 35 anos; têm renda mensal maior que dez salários mínimos; possuem de um a três filhos, residência própria e são casadas. São especialistas atuando na docência, por escolha profissional; mas nenhum docente possuiu formação pedagógica. A realização desse estudo evidencia a necessidade de formação pedagógica dos docentes, visando adquirir competências e habilidades necessárias para formação crítico-reflexivo e transformadora dos profissionais de enfermagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titlePerfil dos docentes do ensino técnico em enfermagem de uma instituição federal do interior do Triângulo Mineiropt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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