Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Solange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.contributor.referee1Mercia de Paula Limapt_BR
dc.contributor.referee2Adelaide de Mattia Rochapt_BR
dc.creatorKatia Giselle da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T12:18:58Z-
dc.date.available2019-08-11T12:18:58Z-
dc.date.issued2011-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSF25-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo de identificar as doenças ocupacionais e a repercussão desse adoecimento relacionado ao trabalho para os trabalhadores de telemarketing. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com artigos indexados nos bancos de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi composta por 07 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. As centrais de atendimento vêm apresentando nos últimos anos um grande crescimento. Essas centrais foram criadas com a finalidade de executar serviços de telemarketing de empresas, exclusivamente por telefone. Com tanto controle sobre os teleatendentes, as relações interpessoais ficam prejudicadas e o aumento de adoecimento também vem sendo observado. Os estudos apresentaram os agravos que o trabalho de teleatendimento pode causar como, distúrbios osteomusculares; distúrbios biológicos e transtorno mental. Pode-se concluir que o adoecimento esta relacionado ao trabalho intenso e este desencadeia um sofrimento não só físico (tendinite, dor na coluna), como também mental (depressão, rejeição pelos amigos e familiares).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepercussõespt_BR
dc.subjectDoenças do trabalhopt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectCentral de atendimentopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectTeleatendimentopt_BR
dc.subject.otherEnfermagem do trabalhopt_BR
dc.titleUma análise do adoecimento no trabalho de teleatendimentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_finalizada___texto_completo_12_08_2011_colocar_em_pdf.pdf77.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.