Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSJCV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Levantamento sobre formas de avaliação no ensino de enfermagem: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Kennia Carvalho de Andrade Gomes |
primer Tutor: | Miguir Terezinha Vieccelli Donoso |
primer miembro del tribunal : | Mercia Heloisa Ferreira Cunha |
Resumen: | No processo de ensino aprendizado, a avaliação é ponto chave para o crescimento do discente e para o olhar do docente. Dessa forma, este trabalho buscou formas de avaliação no ensino de enfermagem. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura. Seis estudos compuseram a amostra deste trabalho. Os resultados mostram formas de avaliação referentes a aulas práticas e teóricas. As formas de avaliação encontradas na literatura foram as avaliações em ensino clínico (estágios), seminários e avaliação participativa. O modelo tradicional, ou seja, avaliação por meio de provas apareceu em apenas um artigo. No entanto, na nossa realidade, observamos que esse ainda parece ser o mais utilizado. Espera-se com este estudo contribuir com o docente em enfermagem, possibilitando a este reflexões sobre suas formas de avaliar e redirecionar esta prática se necessário, adequando-a a realidade do aluno. |
Abstract: | In the process of teaching-learning, assessment is the key to the growth of the student and the teacher's perception. Thus, this study looked for ways of assessment in teaching nursing. The methodology was based on an integrative review of bibliography. Six studies were part of the sample in the study. The results show evaluation ways related to practical and theoretical classes. The evaluation ways found in the bibliography were evaluations in clinical teaching (training), seminars and participatory evaluation. The traditional model, that is, evaluation by means of tests, appeared in only one article. However, in our reality, we found that this still seems to be the most used method. It is hoped that this study helps the teacher in nursing, allowing them to reflect on how to evaluate and redirect this practice if necessary, adapting it to the student's reality. |
Asunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSJCV |
Fecha del documento: | 4-feb-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cefpepe__kennia.pdf | 113.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.