Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSJCV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Levantamento sobre formas de avaliação no ensino de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Kennia Carvalho de Andrade Gomes
Primeiro Orientador: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Primeiro membro da banca : Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Resumo: No processo de ensino aprendizado, a avaliação é ponto chave para o crescimento do discente e para o olhar do docente. Dessa forma, este trabalho buscou formas de avaliação no ensino de enfermagem. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura. Seis estudos compuseram a amostra deste trabalho. Os resultados mostram formas de avaliação referentes a aulas práticas e teóricas. As formas de avaliação encontradas na literatura foram as avaliações em ensino clínico (estágios), seminários e avaliação participativa. O modelo tradicional, ou seja, avaliação por meio de provas apareceu em apenas um artigo. No entanto, na nossa realidade, observamos que esse ainda parece ser o mais utilizado. Espera-se com este estudo contribuir com o docente em enfermagem, possibilitando a este reflexões sobre suas formas de avaliar e redirecionar esta prática se necessário, adequando-a a realidade do aluno.
Abstract: In the process of teaching-learning, assessment is the key to the growth of the student and the teacher's perception. Thus, this study looked for ways of assessment in teaching nursing. The methodology was based on an integrative review of bibliography. Six studies were part of the sample in the study. The results show evaluation ways related to practical and theoretical classes. The evaluation ways found in the bibliography were evaluations in clinical teaching (training), seminars and participatory evaluation. The traditional model, that is, evaluation by means of tests, appeared in only one article. However, in our reality, we found that this still seems to be the most used method. It is hoped that this study helps the teacher in nursing, allowing them to reflect on how to evaluate and redirect this practice if necessary, adapting it to the student's reality.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DSJCV
Data do documento: 4-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cefpepe__kennia.pdf113.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.