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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil do docente de uma escola de nível técnico de enfermagem na região metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Elizete Rodrigues Braga
primer Tutor: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
primer miembro del tribunal : Eline Lima Borges
Resumen: Estudos do perfil de docentes subsidiam reflexões sobre possíveis fragilidades dos mesmos, contribuindo assim com a melhoria do ensino. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar o perfil dos docentes de uma escola de nível técnico em Enfermagem na região metropolitana de Belo Horizonte, bem como pontuar as principais características dos mesmos. Realizou-se pesquisa primária de natureza descritiva e transversal, com docentes do curso Técnico de Enfermagem de uma escola de Técnico de Enfermagem em Vespasiano, MG. O Instrumento de pesquisa foi um questionário utilizado no projeto Analise da implementação do CEFPEPE, ofertado em 2008, nos oito pólos que compõem o sistema UAB//MEC- UFMG. Tal questionário tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa COEP da UFMG e destina-se à identificação do perfil de docentes de curso Técnico de Enfermagem. A amostra foi constituída por 16 docentes. Os dados foram tabulados em frequência absoluta e frequência relativa. Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados era do gênero feminino e com idade de 26 a 35 anos. A maioria era graduada em Enfermagem e estavam adentrando na vida profissional, sendo que quase a metade possuía curso de especialização. A maior parte dos entrevistados não tinha filhos. A religião apresentou-se variada e a maioria possuía renda de um a três salários mínimos. A maioria residia no mesmo município em que se situa a escola, sendo que alguns residiam em outros municípios vizinhos. Conclui-se que o perfil dos docentes do curso em questão apresentou-se variado, porém se percebe alguns fatores dificultadores para o exercício da docência, dentre esses a falta de formação pedagógica e o exercício de outras atividades profissionais, sendo o último um fator que acarreta sobrecarga de trabalho. Sugere-se que novos estudos primários sejam realizados em outras escolas, com uma amostra mais representativa, que possibilitem novas inferências ou reflexões sobre o processo de ensinar em enfermagem.
Abstract: Studies of the profile of teachers subsidize reflections on possible weaknesses of them, thus contributing to the improvement of education. Thus, this study aimed to analyze the profile of teachers in a school of nursing at technical level in the metropolitan region of Belo Horizonte, as well as point out the main characteristics of the same. We conducted primary research of a descriptive nature and transverse, with teachers of the course of a Practical Nursing Practical Nursing School in Vespasian, MG. The survey instrument was a questionnaire used in the project "Analysis of the implementation of CEFPEPE, offered in 2008, the eight poles that make up the system UAB / / MEC-UFMG". This questionnaire has been approved by the Ethics in Research - COEP UFMG and is intended to identify the profile of teachers of Practical Nursing course. The sample consisted of 16 teachers. Data were tabulated in absolute frequency and relative frequency. The results indicate that the majority of respondents were female and aged 26 to 35 years. Most were graduate nursing and were entering professional life, and nearly half had a specialization course. Most respondents had no children. Religion presented varied and most had an income of three minimum wages. The majority lived in the same municipality in which the school is located, and some lived in other neighboring counties. It is concluded that the profile of teaching the course in question was presented varied, but can be seen for some factors hindering the exercise of teaching, among them the lack of pedagogical training and exercise of other professional activities, the latter being a factor that causes work overload. It is suggested that further studies be conducted in other primary schools, with a more representative sample, to allow new inferences or reflections on the process of teaching in nursing.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTE8X
Fecha del documento: 3-feb-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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