Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTHTM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A educação permanente em saúde e sua contribuição para a formação do enfermeiro educador
Autor(es): Dardane Resende Barbosa
primer Tutor: Katia Ferreira Costa Campos
Resumen: A educação permanente, segundo documentos da UNESCO, citados pela OPAS pode ser concebida como uma contínua aprendizagem cuja duração se confunde com a vida acadêmica e profissional. É uma relação envolvente em todas as formas, as expressões e os momentos do ato educativo. Este estudo teve por objetivo discutir a importância da educação permanente em saúde para a formação do enfermeiro educador para tanto utilizou-se da revisão integrativa de literatura como metodologia. A amostra foi composta de 26 artigos indexados em base de dados LILACS e SciELO, em idioma português do período de 2010 à junho de 2011. Conclui-se a partir da reflexão e discussão feita nesse estudo que a importância da educação permanente em saúde é percebida na formação do enfermeiro ao passo que possibilita a transformação dos seus processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde, aproximando-o cada vez mais das necessidades da população por ele atendida.
Abstract: Lifelong learning, according to UNESCO documents, cited by PAHO can be conceived as a continuous learning whose life is intertwined with the academic and professional life. It is a relationship involving in all forms, expressions and moments of the educational act. This study aimed to discuss the importance of continuing health education for the training of the nurse educator for so we used integrative review of literature as a methodology. The sample consisted of 26 articles indexed in the database LILACS and SciELO, in Portuguese the period 2010 to June 2011. It follows from the reflection and discussion in this study that the importance of continuing health education is perceived in nursing education while enabling the transformation of its educational processes, teaching practices and health, toward increasingly needs of the population served by it.
Asunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTHTM
Fecha del documento: 10-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc.pdf356.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.