Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUE4Y
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação em saúde e sua evolução nas últimas décadas: revisão integrativa da literatura
Authors: Kenia Isabel da Silva Penna
First Advisor: Anadias Trajano Camargos
First Referee: Torcata Amorim
Abstract: Este trabalho tem como tema a Educação em Saúde e sua evolução nas últimas décadas: revisão integrativa da literatura. O que consistiu em uma revisão integrativa da literatura buscando contribuir com conhecimentos para que o usuário possa compreender a importância do processo saúde-doença em que está inserido, tornando-se assim, co-responsável por sua saúde e consequente melhoria em sua qualidade de vida. O objetivo foi discutir como vem ocorrendo a educação em saúde e sua evolução nas últimas décadas. Os levantamentos das publicações foram realizados entre os meses de outubro e novembro de 2011, nas bases de dados do LILACS e SCIELO. As amostras foram constituídas por 14 (quatorze) artigos, 02 (duas) teses e uma dissertação, e para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento específico para o estudo. Os resultados demonstraram que os periódicos que mais publicaram artigos sobre a temática, foram os da área de saúde geral, principalmente de saúde coletiva e interdisciplinares. As publicações se concentraram a partir do ano de 2001, com maior frequência de distribuição na região sudeste do Brasil, tendo como principal delineamento metodológico a pesquisa bibliográfica. Podemos considerar que a educação em saúde sofreu um longo processo evolutivo até que se chegasse à realidade atual. A enfermagem tem desempenhado importante papel nesse processo, já que sua atividade permite um contato direto com os clientes/pacientes por um maior período de tempo. Observou- se ainda, que as metodologias tradicionais, contribuem muitas vezes, para a não adesão da população aos conhecimentos adquiridos nas atividades de educação em saúde
Abstract: This work has as its theme the Health Education and its evolution in recent decades: an integrative literature review. What consisted of an integrative literature review in order to contribute with knowledge so that the user can understand the importance of health-disease process in which it is inserted, thus becoming co-responsible for their health and consequent improvement in their quality of life . The aim was to discuss how education is happening in health and its evolution in recent decades. The surveys were conducted of publications between the months of October and November 2011, the databases LILACS and Scielo. The samples consisted of 14 (fourteen) articles, 02 (two) thesis and a dissertation, and to collect the data we used a specific tool for the study. The results showed that the journals that most published articles on the subject were the area of general health, especially health and interdisciplinary conference. The publications have focused from the year 2001, with greater frequency distribution in southeastern Brazil, the main methodological design research literature. We believe that health education has undergone a long evolutionary process until it reached the current reality. Nursing has played an important role in this process, since its activity allows direct contact with clients/ patients for a longer period of time. It was also observed that the traditional methods, often contribute to non-adherence to the knowledge of the population in health education activities
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUE4Y
Issue Date: 25-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_kenia_isabel_da_silva_penna.pdf142.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.