Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGP4
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dc.contributor.advisor1Eline Lima Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Mercia Heloisa Ferreira Cunhapt_BR
dc.creatorVanilce das Merces Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T02:36:59Z-
dc.date.available2019-08-10T02:36:59Z-
dc.date.issued2012-02-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGP4-
dc.description.abstractLately, it can be noticed that many schools allow nurses without adequate training technical competence in teaching classes to teach in technical Nursing courses. This fact triggered the questions: is the nurse able to teach the professional training of medium level, based only on the knowledge acquired and developed at graduation? Would it be necessary aid training, specialization so as to improve theoretical and practical basement and achieve a better performance? Thus, aiming to identify the existence of disciplines related to teacher training in the curricula of Nursing in Minas Gerais State, a primary study descriptive, exploratory and transversal was made. The population was composed of the curricula of Nursing of 108 Higher Education Institutions (IES) of the State of Minas Gerais registered in Regulation System of Higher Education, available online from October to November 2011. The sample included 66 IES that provided the required information, from which 58 had education-related disciplines. There was an analysis of variables related to the subjects "Health Education" and similar related to the instrumentation of the nurseto teach a middle level professional, especially in the nursing area, syllabus theory and practice workload. Most IES had subjects related to education: 27.6% provided the discipline of Health Education, 56.9% only related disciplines and 15.0% had a course in Health Education and other related disciplines. The number of credits of the subjects were not analyzed because most resumes did not provide such information, 50.0% of subjects had a workload of 30 to 60 hours / class, 69% contained only the total hours and 31.0% had hours theoretical or theoretical and practical, 83.4% had no menu available. In 14.3% out of 16.2% of subjects with menu there was consistency between the menu and the proposed syllabus of the discipline. The results may support regulatory agencies in recommendations for hiring professionals with appropriate profile to work in teaching the middle level professional nursing, and support IES in programming recommendations, modifications and revisions of the curricula of Nursing.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos, nota-se que muitas escolas autorizam enfermeiros, sem adequada formação ou competência técnica na docência, a ministrarem aulas em cursos técnicos de enfermagem. Esse fato desencadeou os questionamentos: o enfermeiro está capacitado a atuar frente à docência, na formação do profissional de nível médio, tendo por base apenas os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na graduação? Seria necessário o auxílio de capacitações, especializações para melhor aprofundamento e embasamento teórico e prático, para, consequentemente, obter uma melhor atuação? Assim, tendo por objetivo identificar a existência de disciplinas relacionadas à formação pedagógica nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem do Estado de Minas Gerais, realizou-se um estudo primário descritivo, exploratório e transversal. A população foi constituída pelos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem das 108 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Minas Gerais, cadastradas no Sistema de Regulação de Ensino Superior e disponíveis online, no período de outubro a novembro de 2011. A amostra contou com 66 IES que disponibilizavam as informações exigidas. Dessas, 58 apresentavam disciplinas relacionadas com a educação. Foram analisadas variáveis referentes às disciplinas Educação em Saúde e semelhantes, relacionadas com a instrumentalização do enfermeiro para atuar frente à docência do profissional de nível médio, sobretudo na área de enfermagem; além do conteúdo programático, carga horária teórica e prática. A maioria das IES apresentava disciplinas relacionadas com a educação, sendo que 27,6% disponibilizavam a disciplina Educação em Saúde, 56,9% apenas disciplinas relacionadas e 15,0% possuíam a disciplina Educação em Saúde, além de outras disciplinas relacionadas. O número de créditos das disciplinas não foi analisado, pois a maioria dos currículos não disponibilizava tal informação. 50,0% das disciplinas possuíam carga horária de 30 a 60 horas/aulas; em 69% constavam apenas a carga horária total; 31,0% dispunham de carga horária teórica ou teórico-prática; e 83,4% não apresentavam ementa disponível. Das 16,2% disciplinas com ementa, em 14,3% havia coerência entre a ementa e proposta de conteúdo da disciplina. Os resultados poderão subsidiar órgãos fiscalizadores nas recomendações para contratação de profissionais com perfil adequado para atuar na docência do profissional de nível médio de enfermagem, além de amparar as IES na programação de recomendações, modificações e revisões dos currículos do Curso de Graduação em Enfermagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectDocentes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação técnica em enfermagempt_BR
dc.subjectPrática do docente de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleFormação do enfermeiro para atuação docente de nível médio em enfermagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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