Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUH96
Type: Monografias de Especialização
Title: A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na educaçâo profissional de enfermagem
Authors: Claudia Chaves Vieira
First Advisor: Mercia Heloisa Ferreira Cunha
First Referee: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Abstract: O papel do professor é desenvolver a ação e a prática pedagógica em sala de aula, através da discussão do processo de aprendizagem, da relação professor-aluno, da reorganização de conteúdos e metodologias, revisão constante dos processos de avaliação, optando por aqueles que se caracterizem pelo incentivo e motivação para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar no âmbito da literatura cientifica nacional, os aspectos relevantes da relação professor-aluno no ensino profissionalizante de enfermagem. Neste estudo foi utilizada como metodologia a revisão integrativa de literatura, buscando responder a seguinte questão norteadora: qual o conhecimento produzido acerca da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizado na enfermagem profissionalizante? Os aspectos relevantes na relação professor aluno no ensino profissionalizante de enfermagem apontados nos trabalhos foram: o processo de ensino e aprendizagem é facilitado pelo professor que estimula o processo crítico e reflexivo; que utiliza a metodologia problematizadora; pelo professor que aponta caminhos e que seja capaz de estabelecer vínculo afetivo com os seus alunos. As práticas supervisionadas são consideradas integrantes do processo de aprendizagem no ensino profissionalizante da enfermagem, destacando ainda as interações entre alunos, colegas e a promoção de momentos de reflexão sobre a ação e a importância do saber associado às atitudes comportamentais e habilidades práticas.
Abstract: The paper of the professor is to develop the practical action and the pedagogical one in classroom, through the quarrel of the learning process, of the relation professor-pupil, the reorganization of contents and methodologies, constant revision of the evaluation processes, opting to those that if characterize for the incentive and motivation for the learning. The objective of this work was to identify in the scope of national scientific literature, the excellent aspects of the relation professor-pupil in the professionalizing education of nursing. In this study the integrativa revision of literature was used as methodology, searching to answer the following norteadora question: which the knowledge produced concerning the relation professor-pupil in the education process learning in the professionalizing nursing The excellent aspects in the relation professor pupil in pointed the professionalizing education of nursing in the works had been: the process of education and learning is facilitated by the professor who stimulates the critical and reflective process; that it uses the problematizadora methodology; for the professor who points ways and that it is capable to establish affective bond with its pupils. The practical ones supervised are considered integrant of the process of learning in the professionalizing education of the nursing, having detached still the interactions between pupils, colleagues and the promotion of moments of reflection on the action and the importance of knowing associated to the mannering attitudes and practical abilities.
Subject: Educação Continuada em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUH96
Issue Date: 3-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc___claudia_chaves_vieira.pdf418.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.