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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A importância das práticas educativas de enfermagem no controle do diabetes mellitus
Autor(es): Gabriela Ribeiro Pereira
primer Tutor: Lindalva Carvalho Armond
primer miembro del tribunal : Adriano Marcal Pimenta
Resumen: Este estudo é uma revisão integrativa que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências científicas sobre a importância das práticas educativas de enfermagem no controle do Diabetes Mellitus, no período de 2003 a 2011. Para tanto, na relação dos estudos foram utilizados artigos científicos que retratam a prática educativa no âmbito do controle da referida patologia, resultando em 24 estudos. A apresentação dos artigos incluídos nessa revisão integrativa foi organizada em quadros, considerando os seguintes pontos: autoria, ano, município, tema e o delineamento do estudo. Os resultados foram discutidos de forma descritiva e em consonância com o objetivo proposto. Destaca-se a importância do processo educativo para a adesão ao tratamento e a conseqüente diminuição de complicações por Diabetes Mellitus. Contudo, torna-se imprescindível que o profissional de saúde seja permanentemente capacitado, para que possa programar intervenções educativas com embasamento científico, preparando o paciente para o autocuidado, autocontrole e para o desenvolvimento da independência.
Abstract: This research is integrative review aimed to search and evaluate the available scientific evidence on the importance of educational practice nursing in the control ofdiabetes mellitus in the period 2003 to 2011. To this end, the relationship of the studies used scientific articles that depict the educational practice under the control ofthis condition, resulting in 24 scientific articles. The presentation of the articles included in this integrative review was organized in the framework, considering thefollowing points: author, year, county, and the study design theme. The results were discussed in a descriptive manner and in line with the proposed objective. Weemphasize the importance of the educational process for adherence to treatment and consequent reduction of complications from diabetes mellitus. However, it isessential that the health professional is permanently enabled, so you can program with a scientific educational interventions, preparing the patient for self care, selfdevelopment and independence.
Asunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZ6
Fecha del documento: 2-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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