Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZ6
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dc.contributor.advisor1Lindalva Carvalho Armondpt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Marcal Pimentapt_BR
dc.creatorGabriela Ribeiro Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T14:44:27Z-
dc.date.available2019-08-11T14:44:27Z-
dc.date.issued2012-03-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZ6-
dc.description.abstractThis research is integrative review aimed to search and evaluate the available scientific evidence on the importance of educational practice nursing in the control ofdiabetes mellitus in the period 2003 to 2011. To this end, the relationship of the studies used scientific articles that depict the educational practice under the control ofthis condition, resulting in 24 scientific articles. The presentation of the articles included in this integrative review was organized in the framework, considering thefollowing points: author, year, county, and the study design theme. The results were discussed in a descriptive manner and in line with the proposed objective. Weemphasize the importance of the educational process for adherence to treatment and consequent reduction of complications from diabetes mellitus. However, it isessential that the health professional is permanently enabled, so you can program with a scientific educational interventions, preparing the patient for self care, selfdevelopment and independence.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é uma revisão integrativa que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências científicas sobre a importância das práticas educativas de enfermagem no controle do Diabetes Mellitus, no período de 2003 a 2011. Para tanto, na relação dos estudos foram utilizados artigos científicos que retratam a prática educativa no âmbito do controle da referida patologia, resultando em 24 estudos. A apresentação dos artigos incluídos nessa revisão integrativa foi organizada em quadros, considerando os seguintes pontos: autoria, ano, município, tema e o delineamento do estudo. Os resultados foram discutidos de forma descritiva e em consonância com o objetivo proposto. Destaca-se a importância do processo educativo para a adesão ao tratamento e a conseqüente diminuição de complicações por Diabetes Mellitus. Contudo, torna-se imprescindível que o profissional de saúde seja permanentemente capacitado, para que possa programar intervenções educativas com embasamento científico, preparando o paciente para o autocuidado, autocontrole e para o desenvolvimento da independência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subject.otherEducação Continuada em Enfermagempt_BR
dc.titleA importância das práticas educativas de enfermagem no controle do diabetes mellituspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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