Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVH4L
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação em enfermagem: uma realidade que precisa ultrapassar os limites da sala de aula
Autor(es): Gilsane Duarte Rodrigues
primer Tutor: Lenice de Castro M Villela
primer miembro del tribunal : Paula Goncalves Bicalho
Resumen: A educação permanente é o processo de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar precisam ser incorporados no cotidiano dos profissionais e das organizações de trabalho. Considerando o enfermeiro um profissional essencial nas organizações de trabalho em saúde, o presente estudo propõe uma reflexão sobre a perspectiva da educação em enfermagem durante e após a formação profissional, tendo como ênfase o processo de educação permanente na saúde. A estratégia metodológica adotada foi a Revisão Integrativa da Literatura. Para a definição da população do estudo foram utilizados Banco de Dados - SCIELO, MEDLINE, BIREME, Bibliotecas Convencionais, Bibliotecas Virtuais de Teses e Dissertações, através dos descritores Enfermagem, Educação em Enfermagem e Educação Continuada, sendo incluídas publicações do ano de 2000 a 2011. A análise é descritiva e os resultados evidenciam a necessidade da inclusão da educação em enfermagem no cotidiano dos profissionais após a formação escolar.
Abstract: The permanent education is the process of learning at work, in which learning and teaching need to be incorporated into the daily lives of professionals and labor organizations. Considering a nurse as an essential professional in labor organizations in health, this study proposes a reflection on the perspective of nursing education during and after the trainings, with an emphasis on the permanent education process in health. The strategy adopted was the Integrative Review of Literature. For the definition of the studys population, it was used the Database - SCIELO, MEDLINE and BIREME, conventional libraries, virtual library of Theses and Dissertations, through the descriptors "Nursing", "Nursing Education", and "Continued Education", which publications from 2000 to 2011 are included. The analysis is descriptive and the results highlight the need of including the permanent education in the routine of nursing professionals.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVH4L
Fecha del documento: 9-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc__cefpepe_gilsane_duarte_rodrigues.pdf120.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.