Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVH4L
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação em enfermagem: uma realidade que precisa ultrapassar os limites da sala de aula |
Autor(es): | Gilsane Duarte Rodrigues |
primer Tutor: | Lenice de Castro M Villela |
primer miembro del tribunal : | Paula Goncalves Bicalho |
Resumen: | A educação permanente é o processo de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar precisam ser incorporados no cotidiano dos profissionais e das organizações de trabalho. Considerando o enfermeiro um profissional essencial nas organizações de trabalho em saúde, o presente estudo propõe uma reflexão sobre a perspectiva da educação em enfermagem durante e após a formação profissional, tendo como ênfase o processo de educação permanente na saúde. A estratégia metodológica adotada foi a Revisão Integrativa da Literatura. Para a definição da população do estudo foram utilizados Banco de Dados - SCIELO, MEDLINE, BIREME, Bibliotecas Convencionais, Bibliotecas Virtuais de Teses e Dissertações, através dos descritores Enfermagem, Educação em Enfermagem e Educação Continuada, sendo incluídas publicações do ano de 2000 a 2011. A análise é descritiva e os resultados evidenciam a necessidade da inclusão da educação em enfermagem no cotidiano dos profissionais após a formação escolar. |
Abstract: | The permanent education is the process of learning at work, in which learning and teaching need to be incorporated into the daily lives of professionals and labor organizations. Considering a nurse as an essential professional in labor organizations in health, this study proposes a reflection on the perspective of nursing education during and after the trainings, with an emphasis on the permanent education process in health. The strategy adopted was the Integrative Review of Literature. For the definition of the studys population, it was used the Database - SCIELO, MEDLINE and BIREME, conventional libraries, virtual library of Theses and Dissertations, through the descriptors "Nursing", "Nursing Education", and "Continued Education", which publications from 2000 to 2011 are included. The analysis is descriptive and the results highlight the need of including the permanent education in the routine of nursing professionals. |
Asunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVH4L |
Fecha del documento: | 9-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc__cefpepe_gilsane_duarte_rodrigues.pdf | 120.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.