Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHNV
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Contribuição da educação permanente no processo de trabalho do enfermeiro na atenção básica
Autor(es): Marcia da Silva Abdalla
Primeiro Orientador: Torcata Amorim
Primeiro Coorientador: Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett
Primeiro membro da banca : Anadias Trajano Camargos
Resumo: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática, e que teve como objetivo identificar a contribuição da Educação Permanente no processo de trabalho do enfermeiro na Atenção Básica. Utilizou-se para a seleção dos artigos a base de dados online Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusa na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 95 artigos e a amostra constituiu-se de 09 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a importância da Educação Permanente no processo de trabalho do Enfermeiro na Atenção Básica à Saúde, e suas conseqüências no desenvolvimento da prática profissional consciente e responsável, de forma a levar ao aumento da competência e da valorização pessoal e profissional, bem como, contribuir para a melhoria da assistência prestada ao cliente, à comunidade e às instituições onde atuam os profissionais enfermeiros e, conseqüentemente, para uma prática profissional de qualidade.
Abstract: The present study this is an integrative literature review, a method that provides asynthesis of knowledge and the incorporation of the applicability of study resultssignificant in practice and aimed to reflect on the contribution of Continuing Education in the process of nursing work in Primary Care. Was used for selection of articles to online database Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), included in the Virtual Health Library (VHL). The study population consisted of 95 items and the sampleconsisted of 09 items. After analyzing the articles included in the sample resultsindicated the importance of Continuing Education in the working process of the nurse inprimary health care, and their implications for the development of professional practiceconscientious and responsible in order to lead to increased competence and recoverypersonal and professional, as well as contribute to the improvement of care provided to the client, the community and the institutions where nurses work and, consequently, to aquality professional practice.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHNV
Data do documento: 24-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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