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Type: Monografias de Especialização
Title: Perfil dos tutores do curso de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem, modalidade EAD
Authors: Juliana Gonçalves Silva de Mattos
First Advisor: Valda da Penha Caldeira
First Referee: Marisa Antonini Ribeiro Bastos
Abstract: O perfil dos docentes geralmente são recém-formados que vêem na prática de ensino a oportunidade do primeiro emprego ou de complemento da renda familiar, resultando na falta de qualidade e preparo do docente, comprometendo, assim, o processo de ensinoaprendizagem. Os cursos à distância vêm sendo difundidos no meio profissional, possibilitando a capacitação dos indivíduos, deixando o mercado de trabalho cada vez mais seletivo. Neste contexto, os docentes ganham uma nova função e denominação: ensinar a distância por outras formas de contato, sendo chamados agora de tutores. Por isso observar como estes tutores estão sendo preparados para formar outros profissionais faz-se necessário, principalmente quando se trata de tutores de um curso sustentado no propósito da transformação da prática pedagógica, na modalidade semipresencial. Outro fator que motivou a realização deste estudo foi à escassez das publicações nas bases secundárias. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de tutores do Curso de formação pedagógica de educação profissional na área da Saúde: Enfermagem, na modalidade educação à distância, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, turma 2010. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de delineamento transversal. A população é composta por 08 tutores presenciais e 08 tutores professores do CEFPEPE da turma de 2010. Incluiu-se ao estudo todos aqueles que fizerem parte do quadro de tutores na modalidade EAD. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento auto-aplicável composto por 23 questões de múltipla escolha. Os resultados foram digitados em uma planilha do Microsoft Excel@ e analisados software SPSS versão 17.0. Verificou-se que a grande maioria (93,75%) são mulheres com mais de 50 anos de idade (43,75%), católicas (56,25%), casadas (56,25%), com uma renda salarial acima de seis salários mínimos (81,25%). Possuem residência própria (81,25%) e possuem os mais atuais e modernos meios de comunicação em suas residências (celular, computador, internet, televisão). Grande parte (62,50%) são egressos de faculdades públicas e são especialistas (81,25%). A maioria (87,50%) também afirmou conhecer a modalidade de ensino à distância e que receberam capacitação adequada para exercerem a função de tutoria neste curso (93,75%). Relataram que o treinamento em EAD foi suficiente (68,75%), que o material didático oferecido foi compatível com as metas e objetivos do curso (62,50%) e com a modalidade EAD (62,50%). Todos concordaram que esta modalidade de ensino é condizente com as propostas do curso. Afirmaram que o telefone (93,75%) e o email/internet (93,75%) são os mais usados para manter este contato e que esses meios não representam dificuldades para os tutores. Relataram que utilizam mais frequentemente o telefone da secretaria do curso e dos pólos (56,25%) para entrar em contato com os alunos e que o email/internet (37,50%) são utilizados tanto em casa quanto no pólo. As respostas aos questionamentos dos alunos são dadas no máximo no dia seguinte (25,00%), o que nos comprova o comprometimento dos tutores com os alunos e com a instituição para que o sucesso seja alcançado apesar das diversas barreiras. Contudo, observou-se a necessidade de conhecer as práticas pedagógicas e saber aplicá-las na práxis docente para que o processo de construção do conhecimento seja válido e prazeroso. A responsabilidade do tutor dos cursos à distância é muito relevante, pois é a partir do seu empenho e dedicação que o sucesso do aluno é obtido.
Abstract: The teachers´ profile are generally newly graduates who see the practice of teaching the opportunity for their first employment or supplement to the family income, resulting in lack of quality and preparation of teachers, compromising, therefore, in the process of teaching and learning. The distance courses have being disseminated in a professional means, making possible the individuals capacitating, letting the labor market becoming more and more selective. In this context, teachers acquire a new function and denomination: teaching at a distance by other forms of contact, now being called as tutors. So see how these tutors are prepared to form other professionals is necessary, especially when it comes to the tutors of a course supported in the purpose of the transformation of pedagogical practice in semi-attendance modality. Another factor that motivated this study was the scarcity of publications in the secondary bases. The objective of this study was to analyze the profile of the tutors of teacher training course of professional education in Health area: Nursing, in manner of distance education, the School of Nursing, Federal University of Minas Gerais - UFMG, group 2010. This is a descriptive, qualitative, cross-delineation study. The population is composed of 08 attendance tutors and 08 teachers tutors of CEFPEPE of the group of 2010. It´s included in the study all those who are part of the framework of tutors in distance education modality EAD. It was used for data collection a self-applicable instrument consists of 23 multiple choice questions. The results were entered into a Microsoft Excel@ spreadsheet and analyzed software SPSS version 17.0. It was verified that the vast majority (93.75%) are women over 50 years old (43.75%), Catholic (56.25%), married (56.25%), with a wage income over six minimum wages (81.25%). They have their own home (81.25%) and they have the most current and modern means of communication in their residences (mobile phone, computer, internet, television). Most of them (62.50%) are graduated of public colleges and experts (81.25%). The majority (87.50%) also affirmed to know the modality of distance education and they have received adequate training to carry out the function of tutoring in this course (93.75%). It was reported that the training in EAD was sufficient (68.75%), the educational material provided was compatible with the goals and objectives of the course (62.50%) and with the modality EAD (62.50%). All agreed that this type of education modality is consistent with the proposed of the course. It was affirmed that the phone (93.75%) and email / internet (93.75%) are most commonly used to maintain this contact and that the means of communication do not offer difficulties for tutors. It was reported that they have used the phone clerk of the course and the poles (56.25%) to get in touch with students and that the email / internet (37.50%) are both used at home and at the pole. The answers to the questioning of the students are given on the following day at the most (25.00%), which proves that the commitment of the tutors with students and the institution to achieve the success despite of many barriers. However, it was noticed the necessity to know the pedagogical practices and know how to apply them in practice teaching for the process of knowledge construction be valid and pleasurable. The responsibility of the distance learning courses tutor is very important because it is from the commitment and dedication of the tutor that the student success is obtained.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWG5K
Issue Date: 20-Jan-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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