Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWGR6
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil do discente do curso técnico de enfermagem de uma instituição do município de Teófilo Otoni - MG
Autor(es): Francislane Ramalho Varella
primer Tutor: Tania Maria Picardi Faria Costa
primer miembro del tribunal : Maria Ligia Dias Barbosa
Resumen: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de natureza quantitativa que teve como objetivo traçar o perfil do aluno do curso técnico de enfermagem de uma instituição do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O estudo, faz parte do projeto Análise da implementação do CEFPEPE, que teve como objetivo avaliar e analisar a implementação do curso nos oito pólos que compõem o sistema UAB/MEC/UFMG. O projeto foi elaborado pela coordenação do CEFPEPE/UFMG em 2008 e aprovado pela comissão de ética da UFMG. A população foi composta por 40 alunos, e a amostra constituída de 22 alunos que aceitaram participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionário semi-estruturado, com questões abertas e fechadas. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos é do sexo feminino, solteira, com faixa etária inferior a 30 anos e com número de filhos inferior a três. Identificou-se que um dos fatores agravantes na realização e ou conclusão do curso, apontados pelos participantes, foi o cansaço físico. O setor de maior interesse dos entrevistados para o trabalho foi o da maternidade, embora alguns destes tiveram experiência em mais de uma área de atuação. Pouco mais de 50% da amostra apresenta experiência profissional atual, sendo que os demais atuam ainda na área da saúde; e alguns alegam não possuir nenhuma experiência profissional. A expectativa dos participantes em relação à conclusão do curso técnico de enfermagem revelou-se positiva, pois, relatam o desejo de investir tempo para se qualificarem associando o conhecimento técnico a um retorno financeiro e social.
Abstract: This is an descriptive-quantitative study with the aim of creating the profile of students of a technical degree in nursing at an institution from Teófilo Otoni, Minas Gerais. The study is part of the project Implementation Analysis, do CEFPEPE, 2008, aimed at evaluating the deployment and implementation of nursing pedagogical training. It was developed through Distance Education, in the places supported by the Open University of Brazil/Federal University of Minas Gerais. The study population is of 40 students, and the sample comprised 22 students who agreed to take part in the survey and signed an Informed Consent Form. The data was collected by means of semi-structured questionnaires. The results revealed that the majority of the students are female, single, under 30 years old, with up to 3 kids. With the support of the students reports, it was observed that physical fatigue was one of the aggravating factors in the completion of the course. Maternity was the area of most interest to the interviewees, even though some of them have experience in other areas. Just over half of the sample has any current professional experience, and the remaining work with health care. Some of them claim having no professional experience whatsoever. The interviewees expectations upon graduation have been positive, given that the students have shown interest in investing and acquiring professional qualification, combining technical knowledge with financial and social returns.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWGR6
Fecha del documento: 18-may-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_francislane_ramalho_varella.pdf687.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.