Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZGBD
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Competências e habilidades educacionais necessárias ao profissional da saúde
Autor(es): Mayara Alves Silva
Primeiro Orientador: Flavia Falci Ercole
Primeiro membro da banca : Selme Silqueira de Matos
Resumo: Este trabalho teve como objetivos analisar na literatura publicada em português, inglês e espanhol a produção científica sobre as competências e habilidades educacionais necessárias ao profissional da saúde. A metodologia utilizada foi a pesquisa integrativa com base nos artigos publicados no período de 2000 a 2010 nos bancos de dados LILACS, BDENF e SCIELO. Para a identificação dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: competência e habilidades, profissional da saúde de onde foram selecionados 8 artigos. A revisão se deu a partir da leitura dos artigos buscando de que maneira, o profissional da enfermagem deve agir para que seja observada a realidade escolar e a construção coletiva de projetos políticos pedagógicos comprometidos com a prática transformadora na área de formação em saúde? Os resultados obtidos com este estudo emergem a ideia de produção social educacional de um novo profissional da saúde com competências e habilidades que, para além da qualificação instrumental demandam a construção de uma nova subjetividade.
Abstract: This study aimed to analyze the literature published in English, Portuguese and Spanish scientific output on the skills and educational skills necessary for the health professional. The methodology used was based on an integrative research published between 2000 to 2010 in the databases LILACS and SCIELO, BDENF. To identify the items we used the following descriptors: competence and skills, health professional where eight articles were selected. The review took place from the reading of articles looking that way, the nursing professional must act so that they comply with school reality and the collective construction of political projects committed to teaching the practice sector in the area of health education? The results of this study arise the idea of social production of a new educational health professional with skills and abilities that, in addition to instrumental qualification require the construction of a new subjectivity.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZGBD
Data do documento: 9-Mar-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_mayara_alves_silva.pdf424.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.