Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZJ7Y
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dc.contributor.advisor1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Paula Cambraia de Mendonca Viannapt_BR
dc.creatorHercilia Filgueiras de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T10:06:34Z-
dc.date.available2019-08-14T10:06:34Z-
dc.date.issued2012-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZJ7Y-
dc.description.abstractThe present study objects to identify the strategies used by the Nursing Schools in the construction/reconstruction of Pedagogic Politic Project in the nursing curses. The integrative review method has been chosen to be used. A research has been made in the Health Virtual Library using the SCIELO and LILACS as data bases to select the population and sample. The sample was made of five articles. This review has shown that 80% of Nursing Schools opted for constitute commissions as a strategy for the Pedagogic Politic Project. It was possible to identify that the effective participation of teachers and students was developed through workshops in 60% of schools, and through workshops in 60% of the scenarios in this study. Among the difficulties mentioned, highlights the lack of involvement and commitment of everyone involved, cited by 80% of educational institutions. This review that a Pedagogic Politic Project built collectively to success, it is necessary a effort of all subjects involved during the drafting process, sharing common goals and aims to identify strategies that help overcome the difficulties.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Escolas de Enfermagem na construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem. O método utilizado foi o de revisão integrativa da literatura. Para a seleção da população e amostra dessa pesquisa realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por cinco artigos científicos. Os resultados mostraram que 80% das Escolas de Ensino Superior de Enfermagem optaram pela constituição de uma comissão como estratégia para a construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico. Foi possível identificar ainda que a participação efetiva dos docentes e discentes ocorreu por meio de seminários desenvolvidos em 60% das escolas, e por meio de oficinas realizadas em 60% dos cenários deste estudo. Dentre as dificuldades apontadas, destaca-se a falta de envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos, citada por 80% das instituições de ensino. Conclui-se que para o sucesso de um Projeto Político Pedagógico construído coletivamente é extremamente necessário o esforço de todos os sujeitos envolvidos durante seu processo de elaboração, compartilhando objetivos comuns e visando encontrar estratégias que auxiliem na superação das dificuldades.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEstratégias de construção/reconstrução de projetos político-pedagógicos em escolas de enfermagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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