Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8F4R
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Pojeto esporte educacional para crianças e adolescentes do municipio de Barroso |
Autor(es): | Heguerbet Leonardo de Araujo Melo |
Primeiro Orientador: | Ana Claudia Porfirio Couto |
Resumo: | O esporte educacional contribui para a formação dos aspectos afetivos e cognitivos, estimulando os relacionamentos sociais. A oferta de esportes para crianças e adolescentes, com profissional capacitado e de forma planejada, visa o reconhecimento das aptidões e a descoberta do potencial individual nas diferentes modalidades esportivas. Num levantamento junto às escolas, os 3715 estudantes encontram situações que não satisfazem ora por necessidade de profissional habilitado, ora por inadequação de espaço físico. No Ensino Médio, os 790 alunos são assistidos por professor de Educação Física, mas apenas 325 (41%) encontram na sua escola instalação física adequada. No Ensino Fundamental, 6º ao 9º anos, todos os 1408 alunos contam com professor de Educação Física habilitado, e 1091 (77,5%) dispõem de espaço físico. Os primeiros anos do Ensino Fundamental, 1º ao 5º, conta com 1517 alunos, onde 511 (33,7%) são assistidos e 314 (20,7%) tem espaço propício para as aulas. Na tentativa de minimizar a distância entre o real e o esperado, foi elaborado um projeto esportivo educacional para crianças e adolescentes do município, que tem como atividades iniciais o futebol e o voleibol. |
Abstract: | The sport education contributes to the formation of cognitive and affective aspects, stimulating social relationships. The offer sports for children and adolescents with skilled professional and planned way, seeks recognition of the skills and the discovery of individual potential in different sports. In a survey among the schools, 3715 students are situations that do not meet either requirement by a qualified professional, sometimes by inadequate physical space. In high school, the 790 students are assisted by a physical education teacher, but only 325 (41%) are in their proper school physical installation. In Elementary School, 6th to 9th grades, all 1408 students have physical education teacher enabled, and 1091 (77.5%) have physical space. The first years of elementary school, 1st to 5th, 1517 includes students, where 511 (33.7%) are assisted and 314 (20.7%) have suitable space for classes. In an attempt to minimize the distance between the actual and expected, we designed a sports educational project for children and adolescents in the city, whose initial activities soccer and volleyball. |
Assunto: | Educação fisica para crianças Esportes infantis Esportes para adolecentes Esportes escolares |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8F4R |
Data do documento: | 7-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Preparação Física e Esportiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
projeto_esporte_educacional_heguerbet.pdf | 343.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.