Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8LD6
Type: Monografias de Especialização
Title: Uso do filme "O dia depois de amanha" como um recurso motivados no ensino por investigação
Authors: Analia Aparecida Rodrigues
Rosilene Siray Bicalho
Abstract: Considerando a grande utilização, pelos educadores, de vídeos enquanto um recurso didático cresce a demanda de estudos em relação ao real potencial desse instrumento e as melhores estratégias para exploração do seu conteúdo. No presente estudo sugerimos o uso do filme O Dia Depois de Amanhã como um recurso motivacional na proposta de um ensino com abordagem investigativa. Essa sugestão justifica por ser, o filme, um recurso capaz de trazer exemplos de fatos e fenômenos reais que podem ser explorados e desencadear nos estudantes uma série de questionamentos que iniciarão uma reflexão sobre os fatos e fenômenos que ocorrem próximos do seu entorno. Uma proposta metodológica sugerida nesse estudo e que requer um bom trabalho motivacional é a sequência de ensino. Definida por Junior (2005) como um conjunto organizado e coerente de atividades abrangendo um certo número de aulas, com conteúdos relacionados entre si. Nessa sequência explora-se a problematização inicial, desenvolvimento da narrativa de ensino, aplicação de novos conhecimentos e reflexão do que foi aprendido. Esse estudo procura contribuir para que cada vez mais seja possível aproximarmos de uma prática pedagógica efetiva capaz de atender à demanda desse grupo de estudantes a procura de algo significativo.
Subject: Educação ambiental
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8LD6
Issue Date: 7-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_analia_corre__es_finais.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.