Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQT
Type: Monografias de Especialização
Title: O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
Authors: Carla Napoli
First Advisor: Ana Claudia Porfirio Couto
Abstract: Bullying é todo tipo de agressão física, verbal ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo realizado pelo agressor contra uma ou mais pessoas, em vários tipos de ambiente, no trabalho (mobbing), trânsito, parques, internet (ciberbullying) e principalmente nas escolas. O bullying se manifesta de várias formas e ambientes deixando dor, angústia e sofrimento. Nas escolas está tomando proporções preocupantes, acontece o fenômeno em todos os ambientes e disciplinas, principalmente na Educação Física, por permitir um contato mais direto do aluno, possibilitando assim a identificação para realizar o combate. Este estudo se objetivou em identificar as formas de bullying e mediante ao seu combate com discussão dos resultados obtidos pela pesquisa com todos os funcionários da escola, o aluno e pais do Colégio Frederico Ozanam. O estudo baseou na realização de entrevistas com 89 estudantes, sendo que 59 do sexo feminino e 30 do sexo masculino, do 6º ao 9º ano, de 10 aos 16 anos. No resultado constatou-se que em todas as aulas e ambientes da escola Frederico Ozanam acontece o fenômeno, de forma física, verbal, moral e de exclusão. O termo bullying não esta bem definido para os alunos, é preciso uma melhor abordagem relacionada a este assunto e esclarecimento de dúvidas, ou seja, a escola possui uma deficiência em organizar e promover atitudes e projetos para combatê-lo. Constatou-se também que os alunos alvos são sempre aqueles mais tímidos, quietos, isolados, o último a ser escolhido nas aulas de Educação Física e os alunos autores são os mais populares e extrovertidos como se refere na literatura.
Abstract: Bullying is any king of physical aggression, verbal or psychological, intentional, repetitive nature performed by the offender agai nst a person or persons, in various environments, at work (mobbing), transit, parks, internet (ciberbullying) and especially in schools. Bullying manifests itself in various forms and environments, leaving pain, anguish and suffering. In schools is taking alarming proportions, the phenomenon occurs in all environments and disciplines, especially in physical education by allowing more direct contact of the student, thus enabling the identification to conduct combat. This study aimed to identify the forms of bullying and through his fight with discussion of the results obtained by the survey to all school staff, students and parents of the College of Frederic Ozanam. The study was based on interviews with 89 students, 59 females and 30 males, from 6 th to 9 th grade, 10 to 16 years. As a result it was found that in all classrooms and school environments Frederic Ozanam phenomenon happens, so physical, verbal, and moral exclusion. The term bullying is not well defined for the students, we need a better approach to this subject and related information from, and the school has a deficiency in organizing and promoting projects and actions to combat it. It was also found that students are always targets those shy, quiet, isolated, the last to be chosen in physical education classes and students are the most popular authors and extroverted as mentioned in the literature.
Subject: Violência escolar
Psicologia educacional
Educação física
Bullying nas escolas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQT
Issue Date: 17-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_carla_napoli.pdf310.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.