Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9Q56
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Gênero, equidade e conteúdos trabalhados em educação física escolar: relevantes ou irrelevantes?
Autor(es): Maylane Silva
Primeiro Orientador: Katia Lucia Moreira Lemos
Primeiro membro da banca : Fernando Vitor Lima
Segundo membro da banca: Luciano Sales Prado
Resumo: Esta pesquisa trata da questão de gênero nas aulas de educação física escolar. O objetivo geral foi investigar se os professores de Educação Física utilizam fatores diferenciadores no desenvolvimento dos conteúdos com relação ao gênero e analisar as evidências que sustentam a seleção desses conteúdos nas questões de gênero e equidade nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi descritiva de natureza qualitativa. Houve revisão da literatura e realizado entrevistas semiestruturadas a quinze professores de escolas municipais, estaduais e privadas de Belo Horizonte, para identificar suas percepções. Percebeu-se que o aprendizado da separação, ou seja, o preconceito de atividades físicas em relação aos sexos ainda existe nas mentes de alguns professores, eventualmente submetidos às normas de algumas escolas, embora estejam procurando se adequar, por meio de ajustes pessoais, tanto pela sua formação quanto pela sua experiência. Nenhum dos professores sabe o que significam aulas coeducativas em Educação Física. Assim, concluiu-se que um aprimoramento cultural geral seja urgente e necessário, buscando a eficácia da contribuição das atividades físicas escolares à formação de meninos e meninas sem preconceitos de gênero.
Abstract: This survey approaches the matter on gender through physical education in schools. The general goal was to investigate If the physical education teachers use differential factors in the development content with respect to gender and to examine the evidence that underpins content selection in matters of gender and equity through Physical education. The methodology was descriptive and had nature quality. There was a literature review and a case study close to 15 Belo Horizonte local, State and private schools professors, in which open interviews were applied to identify their perceptions. One felt sure that picking learning, i.e. the physical activity preconception related to sexes, still exists in some teachers minds submitted by some schools rules, although they are looking suit, through personal adjustments, both by their training and experience. No teachers know what coeducative classes mean in physical education. Thus, it was concluded that its urgent a general cultural enhancement, looking for the school physical activitys contribution effectiveness toward training boys and girls without gender bias.
Assunto: Educação fisica para crianças
Diferenças (Educação)
Educação física Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação fisica Curriculos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9Q56
Data do documento: 15-Mar-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Preparação Física e Esportiva

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