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dc.contributor.advisor1Katia Lucia Moreira Lemospt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Vitor Limapt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Sales Pradopt_BR
dc.creatorMaylane Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:02:10Z-
dc.date.available2019-08-11T16:02:10Z-
dc.date.issued2010-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9Q56-
dc.description.abstractThis survey approaches the matter on gender through physical education in schools. The general goal was to investigate If the physical education teachers use differential factors in the development content with respect to gender and to examine the evidence that underpins content selection in matters of gender and equity through Physical education. The methodology was descriptive and had nature quality. There was a literature review and a case study close to 15 Belo Horizonte local, State and private schools professors, in which open interviews were applied to identify their perceptions. One felt sure that picking learning, i.e. the physical activity preconception related to sexes, still exists in some teachers minds submitted by some schools rules, although they are looking suit, through personal adjustments, both by their training and experience. No teachers know what coeducative classes mean in physical education. Thus, it was concluded that its urgent a general cultural enhancement, looking for the school physical activitys contribution effectiveness toward training boys and girls without gender bias.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da questão de gênero nas aulas de educação física escolar. O objetivo geral foi investigar se os professores de Educação Física utilizam fatores diferenciadores no desenvolvimento dos conteúdos com relação ao gênero e analisar as evidências que sustentam a seleção desses conteúdos nas questões de gênero e equidade nas aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi descritiva de natureza qualitativa. Houve revisão da literatura e realizado entrevistas semiestruturadas a quinze professores de escolas municipais, estaduais e privadas de Belo Horizonte, para identificar suas percepções. Percebeu-se que o aprendizado da separação, ou seja, o preconceito de atividades físicas em relação aos sexos ainda existe nas mentes de alguns professores, eventualmente submetidos às normas de algumas escolas, embora estejam procurando se adequar, por meio de ajustes pessoais, tanto pela sua formação quanto pela sua experiência. Nenhum dos professores sabe o que significam aulas coeducativas em Educação Física. Assim, concluiu-se que um aprimoramento cultural geral seja urgente e necessário, buscando a eficácia da contribuição das atividades físicas escolares à formação de meninos e meninas sem preconceitos de gênero.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCoeducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação fisica para criançaspt_BR
dc.subject.otherDiferenças (Educação)pt_BR
dc.subject.otherEducação física Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação fisica Curriculospt_BR
dc.titleGênero, equidade e conteúdos trabalhados em educação física escolar: relevantes ou irrelevantes?pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

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