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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação e instrução: o Collegio Baptista Americano Mineiro (1920-1927)
Authors: Taciana Brasil dos Santos
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Referee: Carla Simone Chamon
Second Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Third Referee: Rosana Areal de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Abstract: Este trabalho trata de uma instituição escolar específica, o Collegio Baptista Americano Mineiro, durante a gestão de sua primeira diretoria como colégio período que compreende os anos de 1920 a 1927. Como instituição escolar, o Collegio está inserido em um contexto em que as características e práticas das instituições americanas protestantes são comumente associadas à modernidade e modernização, tanto dos métodos e técnicas de ensino, quanto dos comportamentos praticados e aprendidos pelos alunos. Por outro lado, como organização confessional, contribuía à difusão da mensagem batista em Minas Gerais mensagem esta que se relacionava tanto a aspectos puramente religiosos, quanto a aspectos sociais compreendidos a partir de uma perspectiva religiosa. Desta forma, pesquisou-se acerca do papel desempenhado pelo Collegio dentro da denominação batista, das estratégias para aumento do número de docentes e discentes formados na instituição, e das práticas escolares que visavam atingir o ideal de educação e instrução almejado pelos líderes batistas em Minas Gerais.
Abstract: This study treats about a specific educational institution, the Collegio Baptista Americano Mineiro during the first management as kindergarten, grade and high school - period comprising the years 1920-1927. The Collegio is inserted in a context in which the characteristics and practices of American Protestant Institutions are commonly associated with modernity and modernization, both the methods and teaching techniques, as the behaviors practiced and learned by students. As denominational organization, the Collegio contributed to spreading the baptist message in Minas Gerais state. The message was related to religious and social aspects, understood from a religious perspective. In this study, I research on the role played by the Collegio within the Baptist denomination, the strategies to increase the number of teachers and students trained in the institution, and school practices aimed at achieving the ideal of education and instruction wished by Baptist leaders in Minas Gerais state.
Subject: Educação  Historia  Minas Gerais
Protestantes  Educação
Escolas particulares
Escolas religiosas  História  Minas Gerais  
Igreja e educação  História
Igreja e educação  História  
Protestantes  Educação
Escolas particulares  História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAH69
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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