Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHEU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os limites e desafios da formação em economia popular solidária: educar para a pràtica da autogestão
Autor(es): Ariadne Cristina Coelho
Primeiro Orientador: Maria de Fatima Almeida Martins
Primeiro membro da banca : Jose Geraldo Pedrosa
Segundo membro da banca: Antonio Julio de Menezes Neto
Resumo: O projeto de pesquisa propõe analisar como se dá o processo de trabalho no que se refere à organicidade do empreendimento e o processo de ensino e aprendizado dos trabalhadores do seguimento de materiais recicláveis na RMBH-MG, que têm como diretriz de organização do trabalho a Economia Popular Solidária. O foco do trabalho está em verificar como a formação tem contribuído para a prática da autogestão dos trabalhadores e ainda, se há alguma relação da formação para a permanência destes trabalhadores no sistema econômico vigente. Além disso, a pesquisa procurou identificar na prática dos trabalhadores, membros de um empreendimento econômico solidário, o que os aproximam e o que os distanciam da prática capitalista. A pesquisa foi realizada na Coopersoli Barreiro, que está localizada em Belo Horizonte MG, em seus espaços de trabalho e formativos. Os métodos utilizados foram: observação participante, entrevista semi-estruturada e análise de documento. O resultado da pesquisa nos levou a perceber que a economia popular solidária está sendo gestada por empreendimentos econômicos solidários. Os desafios e limites encontrados pelos trabalhadores e formadores em Economia Popular Solidária são muitos, principalmente no que diz respeito à prática da autogestão, pois, não implica apenas técnicas, mas vivências as quais não se apreende inserido no sistema capitalista, que é em sua essência usurpador, coercitivo e individualista. No entanto, os trabalhadores da Coopersoli vêm apresentando um potencial de desenvolvimento organizacional e formativo que alia o desenvolvimento técnico e político dos trabalhadores, dentro dos princípios de uma organização do trabalho que prima pela autogestão.
Abstract: The research project aims to analyze how is the work process in relation to the organic nature of the project and the process of teaching and learning for workers in the following recyclables in Greater Belo Horizonte-MG, whose guideline work organization Popular Economy Solidarity. The focus of the work is to verify how the training has contributed to the practice of workers selfmanagement and, if there is any relationship of training for the permanence of these workers in the current economic system. In addition, the survey sought to identify in practice workers, members of an economic enterprise solidarity, what approach and the distancing of capitalist practice. The survey was conducted in Coopersoli - Barreiro, which is located in Belo Horizonte - MG, in their workspaces and training. The methods used were observation, semi-structured interviews and document analysis. The survey results led us to realize that popular solidarity economy is being gestated by solidary economic enterprises. The challenges and limitations encountered by workers and trainers in Popular Solidarity Economy are many, especially with regard to the practice of selfmanagement, therefore, implies not only technical, but experiences which no one learns inserted into the capitalist system, which is in its essence usurper, coercive and individualistic. However, workers Coopersoli have shown a potential for organizational development and training that combines technical development and political workers, within the principles of an economy that excels in self-management.
Assunto: Trabalho  Aspectos sociais  
Economia solidária
Educação
Trabalhadores
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHEU
Data do documento: 30-Set-2013
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