Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBJDH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Propriedades mecânicas e morfológicas das unidades músculo tendíneas dos membros inferiores e economia de corrida: uma revisão da literatura
Autor(es): Cícero de Araújo Santos
Primeiro Orientador: Hans Joachim Karl Menzel
Resumo: A marcha, mais conhecida como caminhada tem sido estudada continuamente ao longo do tempo através dos processos fisiológicos e biomecânicos que a compreendem. Ao alterarmos a velocidade no qual nos deslocamos, a caminhada passa a ser uma corrida que pode ser executada em diferentes velocidades. A determinação do ponto no qual ocorre a transferência de caminhada para corrida ocorre quando os dois períodos de duplo apoio (durante a marcha), dão lugar a dois períodos de voo onde nenhum dos pés está em contato com o solo. Vários fatores (fisiológicos e biomecânicos) são determinantes do desempenho na corrida e estudá-los pode significar uma melhora significativa de resultados nos diferentes níveis de competição. Atualmente tem se pesquisado muito sobre a economia de corrida (EC). Em termos fisiológicos, a EC refere-se ao volume de oxigênio consumido (VO2) durante a corrida e é determinada por diversos fatores como sexo, nível de treinamento, saúde, idade, diferentes variáveis fisiológicas, variáveis ambientais e variáveis biomecânicas. Programas de treinamento para corrida de longa distância juntamente com outras formas de treinamento, têm demonstrado melhorar a EC em sujeitos destreinados ou treinados moderadamente. Um tipo específico de treinamento conhecido é o treinamento pliométrico que tem por objetivo provocar adaptações neurais específicas como o aumento da ativação das unidades motoras com menor hipertrofia muscular e também aumentar a força muscular pela melhora da eficiência do ciclo de alongamento-encurtamento (CAE). Portanto, o objetivo desse trabalho foi descrever alguns dos aspectos biomecânicos da corrida e apresentar alguns estudos que já demonstraram que ele pode ser capaz de melhorar a EC mesmo em sujeitos já com alto nível de treinamento. Outro ponto desse trabalho foi analisar alguns estudos que têm sido voltados para as propriedades mecânicas (força máxima de contração muscular; rigidez e força do tendão) e morfológicas (comprimento do tendão; comprimento do fascículo muscular; ângulo de inserção da fibra muscular nas aponeuroses; espessura do músculo) das unidades músculo tendíneas (UMTs) dos membros inferiores que influenciam diretamente o CAE e demonstraram ser alteradas por esse tipo de treinamento e também sofrem influência do processo de envelhecimento.
Assunto: Corridas
Cinemática
Músculos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBJDH
Data do documento: 1-Jul-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propriedades_mec_nicas..._uma_revis_o_da_literatura_completa.pdf589.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.