Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
Authors: | Isabella Isaac Fernandes |
First Advisor: | Katia Lucia Moreira Lemos |
Abstract: | O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade. |
Subject: | Educação física Estudo e ensino Educação física Educação fisica Curriculos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3 |
Issue Date: | 15-Apr-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Preparação Física e Esportiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf | 111.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.