Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação para todos e proposições para a educação física escolar
Authors: Isabella Isaac Fernandes
First Advisor: Katia Lucia Moreira Lemos
Abstract: O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.
Subject: Educação física Estudo e ensino
Educação física
Educação fisica Curriculos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
Issue Date: 15-Apr-2011
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf111.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.