Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBMXL
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dc.contributor.advisor1Zelia Araujo Cotta Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1Marcia Bastos Rezendept_BR
dc.creatorNatalia Fernanda dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:18:05Z-
dc.date.available2019-08-13T22:18:05Z-
dc.date.issued2010-12-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBMXL-
dc.description.abstractMost individuals with neuromotor dysfunction presents the development of speech disorders due to motor aspects of the changes, so that, in most cases, comprehension is preserved. The difficulties of verbal expression peculiar to these children interfere and hinder the promotion of education, highlighting the use of an augmentative and alternative communication, which allows enabling the individual to communicate effectively, so that he can take part or to return society as a subject and productive, providing access to learning and socialization. This study aims to examine, through literature review, the contribution of alternative communication in the learning process in children with cerebral palsy within the school context. The method involved literature searches in electronic databases Lilacs, Medline, SciELO, Google Scholar, in refereed journals, through the Portal Capes, and searches of related articles, article references and search by author. We examined publications from 1993 to 2009, whose sample encompassed children with cerebral palsy in school, were selected for study eight articles. The results showed that the use of alternative communication in children with cerebral palsy usually accompanied by significant gains in verbal skills, facilitates and enhances communication initiatives, when combined with a non-verbal expressions, enables the effectiveness of communicative intentions, encouraging The use of speech. The use of computer develops beyond the motor aspects of the participants, expanding vocabulary, increasing problem-solving strategies, setting concepts, development and acquisition of skills, ensuring the digital accessibility. The findings indicated changes in the communication skills of individuals after the introduction of alternative communication systems that allowed greater linguistic and cognitive development of participants in the constitution of his identity as subject "speaker".pt_BR
dc.description.resumoGrande parte dos indivíduos com disfunção neuromotora apresenta transtornos no desenvolvimento da fala em decorrência das alterações dos aspectos motores, fazendo com que, na maioria dos casos, a compreensão esteja preservada. As dificuldades de expressão verbal peculiares a estas crianças interferem e dificultam a promoção à educação, sendo indicado o uso de um sistema de comunicação aumentativo e alternativo, que possibilita capacitar o indivíduo a se comunicar eficientemente, de forma que ele possa tomar parte ou retornar à sociedade como um sujeito participativo e produtivo, proporcionando o acesso a aprendizagem e socialização. Este estudo tem como objetivo de analisar, através de revisão de literatura, a contribuição da comunicação alternativa no processo de aprendizagem em crianças com paralisia cerebral no contexto escolar. O método envolveu buscas bibliográficas nas bases eletrônicas de dados Lilacs, Medline, Scielo, Google Acadêmico, em revistas indexadas, através do Portal Capes, além de buscas de artigos relacionados, referências nos artigos identificados e busca por autor. Foram examinadas publicações no período de 1993 a 2009, cuja amostra contemplasse crianças com paralisia cerebral na escola, sendo selecionados para o estudo oito artigos. Os resultados evidenciaram que a utilização da comunicação alternativa em crianças com paralisia cerebral geralmente vem acompanhada de ganhos de habilidades expressivas verbais, facilita e amplia as iniciativas de comunicação, e quando associada a expressões não-verbais, viabiliza a efetividade das intenções comunicativas, encorajando-se a utilização da fala. O uso do computador desenvolve além dos aspectos motores dos participantes, ampliação de vocabulário, aumento das estratégias para resolução de problemas, fixação de conceitos, desenvolvimento e aquisições de habilidades, garantindo a acessibilidade digital. Os achados apontaram mudanças na capacidade de comunicação dos sujeitos após a introdução dos sistemas de comunicação alternativa, que possibilitou maior desenvolvimento linguístico e cognitivo dos participantes, além da constituição de sua identidade como sujeito falante.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectcontexto escolarpt_BR
dc.subjectComunicação alternativa/suplementarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherTerapia ocupacional para criançaspt_BR
dc.subject.otherComunicação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherCrianças com lesões cerebrais Educaçãopt_BR
dc.subject.otherParalisia cerebral nas criançaspt_BR
dc.titleA contribuição da comunicação alternativa no processo de aprendizagem da criança com paralisia cerebral no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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