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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Diagnóstico do sistema de gerenciamento de resíduos de construção e demolição no município de Belo Horizonte - MG
Autor(es): Renata Franco Lucio
primer Tutor: Gustavo Ferreira Simoes
primer miembro del tribunal : Lisete Celina Lange
Segundo miembro del tribunal: Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima
Tercer miembro del tribunal: Cícero Antonio Antunes Catapreta
Resumen: A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades trazem à tona problemas relacionados à intensificação da geração de resíduos sólidos. A sociedade, os pesquisadores e o poder público têm voltado seus esforços para enfrentar as dificuldades encontradas para o manejo, tratamento e disposição adequada desses grandes volumes de resíduos produzidos. Neste contexto, destacam-se os resíduos da construção civil (RCC), uma vez que, em geral, representam uma grande parcela dos resíduos sólidos gerados no meio urbano. Um dos principais impactos enfrentados pelos municípios em relação aos resíduos da construção civil está associado à disposição irregular das enormes quantidades produzidas e aos gastos por parte da administração pública com modelos de gestão corretivas. Essa situação pode ser atribuída à ausência de políticas públicas específicas para tratar a gestão e o gerenciamento dos RCC ou ainda pelo descumprimento dessas. Com o objetivo de contribuir nesta área de conhecimento, a presente pesquisa teve por finalidade estudar a situação atual e a evolução do sistema de gerenciamento integrado de RCC no município de Belo Horizonte - MG. Dessa forma, foi realizado um diagnóstico por meio de três etapas de estudo: contextualização dos indicadores básicos locais, análise da geração de RCC e análise dos equipamentos públicos envolvidas no gerenciamento dos RCC. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que o município de Belo Horizonte possui uma boa estrutura dedicada para o gerenciamento de resíduos da construção civil, de acordo com as exigências da Resolução CONAMA nº 307/2002, no entanto algumas adaptações mostraram-se necessárias. Além disso, esta pesquisa propôs e implementou uma metodologia expedita para definição de locais propensos à instalação de áreas de triagem e transbordo, a qual se mostrou eficiente quanto ao objetivo proposto. Foram apresentadas algumas limitações a partir da aplicação da metodologia sugerida, o que não invalida sua utilização enquanto análise preliminar.
Abstract: The accelerated urbanization and the fast crowding of cities bring up issues related to the intensification of solid waste generation. The society, researchers and government have turned their efforts to address the difficulties encountered in management, treatment and proper disposal of the large volumes of wastes produced. In this context, the construction and demolition waste (RCD) is highlighted since, in general, it represents a large portion of the solid waste generated in urban areas. The main impacts faced by municipalities regarding construction and demolition waste is associated with irregular disposal of huge quantities produced and public administration expenses with corrective models of waste management. This situation can be attributed to the absence of specific public policies to address the RCD management or for noncompliance of the existing ones. Aiming to contribute to this area of knowledge, the goal of this research was to study the current situation and the evolution of the integrated management of RCD in the city of Belo Horizonte - MG. Therefore, a diagnosis was performed through three phases of study: local contextualization of basic indicators, quantitative characterization and analysis of public facilities involved in the management of RCD. Based on the results, it was verified that the city of Belo Horizonte has a good structure dedicated to management of RCD, in accordance with the requirements of CONAMA Resolution nº. 307/2002, however some adjustments showed to be necessary. Futhermore, this research proposed and implemented a simple methodology for rapid definition of appropriate sites to install waste screening and transshipment areas, which proved efficient as the proposed objective. Some limitations of the suggested methodology were presented, which does not invalidate its use as a preliminary analysis.
Asunto: Meio ambiente
Políticas públicas
Resíduos sólidos
Engenharia sanitária
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFE8E
Fecha del documento: 27-ago-2013
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