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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A avaliação institucional e a construçaõ de uma escola democrática
Autor(es): Joelma Mendes Ribeiro
primer Tutor: Eliandra da Costa Mendes
primer miembro del tribunal : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumen: A construção do Projeto Político Pedagógico é fundamental para a escola, pois funciona como norteador na organização institucional. Dada a sua importância, reafirmamos a necessidade do envolvimento de todos (comunidade e escola) na elaboração e na análise periódica do mesmo. Um dos elementos fundamentais a constar no PPP é a avaliação institucional, que serve de instrumento de autoavaliação da unidade escolar e que contribui para a implementação da democracia, garantindo a transparência na gestão e a participação de todos (funcionários, professores, pais, alunos, gestores e comunidade local). Considerando a importância e a complexidade de uma avaliação, o presente estudo tem por objetivo fazer uma análise crítica do PPP da E. M. Analito Pinto Moreira, de modo a conhecer e problematizar os procedimentos metodológicos e as etapas da avaliação institucional utilizada pelos gestores, equipe pedagógica, alunos e pela comunidade e perceber se a mesma contribui para melhorar a qualidade do ensino oferecido pela instituição.
Abstract: The construction of the Pedagogical Political Project is central to the school as it works as a guide in the institutional organization. Given its importance, we reaffirm the need for the involvement of all (community and school) in the development and periodic review of it. A key component of PPP is to be included in the institutional evaluation, which serves as a tool for self-evaluation of the school unit, which contributes to the establishment of democracy, guaranteeing transparency in management and participation of all (staff, teachers, parents, students , managers and local community). Considering the importance and complexity of an assessment, this study aims to make a critical analysis of the PPP E. M. Pinto Moreira analyte in order to meet and question the methodological procedures and institutional assessment of the steps used by managers, teaching staff, students and the community and see if it improves the quality of education offered by that institution.
Asunto: Avaliação educacional
Educação
Escolas  Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKEWY
Fecha del documento: 27-jul-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

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