Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKF6H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Colaboração: componente essencial ao [projeto político pedagógico]
Autor(es): Kenia Victorino de Sousa Carvalho
Primeiro Orientador: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da relação do trabalho em equipe entendido aqui, como elemento essencial a formatação, implantação e sucesso do Plano Político Pedagógico (PPP) escolar. Foi realizada uma pesquisa sobre a importância do espírito de equipe frente a realidades escolares a fim de melhorar a qualidade do ensino aprendizagem. Foram pesquisados assuntos literários que abarcam a legislação educacional, trabalho coletivo e função do PPP diante da gestão democrática da escola e abordados os seguintes tópicos: a luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: incentivando a coletividade no PPP escolar; por um PPP colaborativo, construtor de novas realidades e Gestor democrático: atuação pretendida frente ao PPP e a função do gestor democrático: na vivência escolar e na prática educacional. A proposta deste trabalho foi possibilitar uma reflexão frente à complexidade do PPP escolar e o desafio do gestor democrático em engajar compromissos e promover a colaboração junto a sua equipe escolar e comunidade.
Assunto: Educação
Escolas  Organizacao e administracao
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKF6H
Data do documento: 29-Jul-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
keniavictorinodesousacarvalho.pdf177.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.