Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKK38
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Renato Lopes dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Jacqueline Santos Pinheiro Pereira de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:03:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKK38 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho faz uma análise crítica sobre as diversas formas de Avaliação aplicadas na Escola Municipal José Norberto de Andrade. Com base no Projeto Político-Pedagógico, define algumas modalidades de avaliação mais usadas e as contextualiza na escola em questão. Aponta os diversos parâmetros da Avaliação Escolar, dependendo da finalidade para a qual se destina, destacando a interdependência existente entre elas. Apresenta a importância da Avaliação Institucional como forma de se conhecer a aprendizagem que ali ocorre ciente de que essa depende diretamente de tudo o que a instituição pode oferecer. A Avaliação de Sistema vem apontar de forma ampla aspectos relevantes da instituição, se apresentando ora satisfatórios ora desejáveis. Acentua que focar a avaliação como ação diagnóstica e não como um fim em si mesma é atitude responsável que reflete uma visão de futuro da Gestão. Situa a avaliação como instrumento de medida que visa, sobretudo, a reflexão sobre a eficácia das ações implementadas na instituição que merecerão (ou não) ser (re)planejadas quando as mesmas não atingem os objetivos pré-estabelecidos. Finaliza classificando como madura e compromissada com a Educação de qualidade a Gestão que norteia democraticamente seu trabalho em avaliações continuadas, buscando sempre a clareza dos objetivos da instituição, definindo e (re)definindo ações para alcançá-los. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Objetivos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | A avaliação escolar como instrumento de gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_jaqueline_santos_pinheiro_de_carvalho.pdf | 274.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.