Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKK38
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato Lopes dos Santospt_BR
dc.creatorJacqueline Santos Pinheiro Pereira de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:03:40Z-
dc.date.available2019-08-14T15:03:40Z-
dc.date.issued2011-01-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKK38-
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma análise crítica sobre as diversas formas de Avaliação aplicadas na Escola Municipal José Norberto de Andrade. Com base no Projeto Político-Pedagógico, define algumas modalidades de avaliação mais usadas e as contextualiza na escola em questão. Aponta os diversos parâmetros da Avaliação Escolar, dependendo da finalidade para a qual se destina, destacando a interdependência existente entre elas. Apresenta a importância da Avaliação Institucional como forma de se conhecer a aprendizagem que ali ocorre ciente de que essa depende diretamente de tudo o que a instituição pode oferecer. A Avaliação de Sistema vem apontar de forma ampla aspectos relevantes da instituição, se apresentando ora satisfatórios ora desejáveis. Acentua que focar a avaliação como ação diagnóstica e não como um fim em si mesma é atitude responsável que reflete uma visão de futuro da Gestão. Situa a avaliação como instrumento de medida que visa, sobretudo, a reflexão sobre a eficácia das ações implementadas na instituição que merecerão (ou não) ser (re)planejadas quando as mesmas não atingem os objetivos pré-estabelecidos. Finaliza classificando como madura e compromissada com a Educação de qualidade a Gestão que norteia democraticamente seu trabalho em avaliações continuadas, buscando sempre a clareza dos objetivos da instituição, definindo e (re)definindo ações para alcançá-los.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectObjetivospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA avaliação escolar como instrumento de gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_jaqueline_santos_pinheiro_de_carvalho.pdf274.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.