Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHN4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marly Olívia Ribeiro e Silvapt_BR
dc.creatorAndrea Aparecida Resende Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T13:27:33Z-
dc.date.available2019-08-09T13:27:33Z-
dc.date.issued2011-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHN4-
dc.description.resumoEste trabalho investiga as relações entre a avaliação da aprendizagem e o trabalho do gestor de uma escola, mais especificamente, sobre a gestão da Escola Alice Cândida dos Santos, unidade pertencente à rede Municipal de Ensino, situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral, s/nº, Bairro Romeu Duarte na cidade de Nova Serrana/MG. Discorre sobre A avaliação da aprendizagem sob perspectivas da gestão democrática, seus conceitos, as principais reflexões encontradas na literatura sobre educação, especialmente na Biblioteca Geral do Curso, bem como o entendimento da gestão escolar democrática e os principais elementos de um Projeto Político Pedagógico. Esta análise crítica e pormenorizada fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação de qualidade. Ratifica-se, que não há possibilidade de transformar os rumos da educação, se a avaliação permanecer no bojo de um modelo tradicional e de uma pedagogia que não permita esse encaminhamento. A avaliação escolar, como instrumento tradutor de uma pedagogia que, por sua vez, é representativa de um modelo social, não pode mudar sua forma se continuar sendo vista e exercitada no âmago do mesmo corpo teórico-prático no qual está inserida. Tornam-se necessárias observações pautadas nos conceitos de qualidade em educação e nos principais aspectos da metodologia de um PPP - Projeto Político Pedagógico como um caminho para os gestores educacionais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subject.otherAlunos  Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem sob perspectiva da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_andrea_aparecida_resende_ferreira.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.