Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBJ52
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Relações de trabalho-desafios e possibilidades de uma gestão democrática |
Authors: | Anelisa Santos Cesar Casagrande |
First Advisor: | Viviane Aparecida Rodrigues |
First Referee: | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Abstract: | O presente trabalho tem como principal motivação analisar as relações de trabalho na Escola influenciadas pelas relações interpessoais, a partir da convivência humana e de como elas podem ou não contribuir para relacionamentos mais prazerosos e harmoniosos e um recinto propício ao desenvolvimento de um ensino-aprendizagem de qualidade. Sabemos que a partir delas os embates, conflitos e tensões na Escola são inevitáveis e decorrentes das diferenças individuais oriundas da diversidade de relações empreendidas entre: criança/criança; criança/adulto; adulto/adulto, podendo ou não gerir crescimento e mudança de atitude a partir de como são conduzidos e tratados. Mostra como fazer prevalecer ou não: a autonomia e o respeito à liberdade que a verdadeira democracia nos sugere; os benefícios de se trabalhar em equipe e/ou em grupo para o fortalecimento dessas relações, gerando maior motivação, interação e participação do grupo e relaciona possíveis alternativas capazes de favorecer relações interpessoais no recinto escolar. Tem como principal objetivo analisar como essas relações dificultam e/ou favorecem o desenvolvimento da gestão democrática na Instituição. |
Subject: | Gestão democrática Escolas Organização e Administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBJ52 |
Issue Date: | 27-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_anelisa_santos_cesar_casagrande.pdf | 387.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.