Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEMU
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dc.contributor.advisor1Grazielle Mariano Batista Maiapt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorDei Ferreira de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:56:47Z-
dc.date.available2019-08-13T18:56:47Z-
dc.date.issued2011-01-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEMU-
dc.description.resumoNa análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Belmiro Batista Miranda, constata-se o desejo da escola em oferecer uma educação de qualidade voltada para a formação cidadã, colocando-se como instrumento de contextualização e globalização dos saberes para a formação crítica e política de seus alunos, tendo-os como sujeitos e objetos do processo de ensino e aprendizagem (PPP anexo). Constamos que o PPP mostra a realidade da escola: como se organiza na rotina diária, quais são as suas potencialidades e limitações tanto no âmbito físico, material e humano. Essa preocupação em oferecer a formação cidadã é ressaltada, principalmente no fazer pedagógico, ao expressar sua vontade de acertar sempre e suas expectativas em alcançar objetivos e metas, cumprindo assim o seu papel na socialização do conhecimento. A partir dessa análise, surgiu a necessidade de se entender a importância da gestão democrática na formação cidadã como um instrumento de estudo para a escola realizar com mais precisão o seu desejo, levando-se em conta o contexto em que está inserida. Sabemos que a sociedade hoje, sofre grandes transformações em sua estrutura econômica, política e social, exigindo da escola esta formação cidadã, onde o aluno seja capaz de atuar na sociedade e de transformá-la com a construção de novos valores éticos e sociais que contribuam para o respeito e justiça das classes menos favorecidas. Sendo assim, ela deve ser um espaço onde os alunos possam exercer seu papel na construção da democracia social (Libâneo. 2001). Mas, se o papel da escola é formar o cidadão para agir democraticamente na sociedade e a própria escola não tem implantada uma gestão democrática, como poderá exercer na práxis essa formação cidadã? Este Trabalho pretende mostrar a importância da gestão escolar democrática como o instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Somente numa gestão escolar democrática é que a formação cidadã se concretiza de fato e de verdade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleA importância da gestão escolar democrática na formação cidadãpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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