Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEMU
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Grazielle Mariano Batista Maia | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Dei Ferreira de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T18:56:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T18:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEMU | - |
dc.description.resumo | Na análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Belmiro Batista Miranda, constata-se o desejo da escola em oferecer uma educação de qualidade voltada para a formação cidadã, colocando-se como instrumento de contextualização e globalização dos saberes para a formação crítica e política de seus alunos, tendo-os como sujeitos e objetos do processo de ensino e aprendizagem (PPP anexo). Constamos que o PPP mostra a realidade da escola: como se organiza na rotina diária, quais são as suas potencialidades e limitações tanto no âmbito físico, material e humano. Essa preocupação em oferecer a formação cidadã é ressaltada, principalmente no fazer pedagógico, ao expressar sua vontade de acertar sempre e suas expectativas em alcançar objetivos e metas, cumprindo assim o seu papel na socialização do conhecimento. A partir dessa análise, surgiu a necessidade de se entender a importância da gestão democrática na formação cidadã como um instrumento de estudo para a escola realizar com mais precisão o seu desejo, levando-se em conta o contexto em que está inserida. Sabemos que a sociedade hoje, sofre grandes transformações em sua estrutura econômica, política e social, exigindo da escola esta formação cidadã, onde o aluno seja capaz de atuar na sociedade e de transformá-la com a construção de novos valores éticos e sociais que contribuam para o respeito e justiça das classes menos favorecidas. Sendo assim, ela deve ser um espaço onde os alunos possam exercer seu papel na construção da democracia social (Libâneo. 2001). Mas, se o papel da escola é formar o cidadão para agir democraticamente na sociedade e a própria escola não tem implantada uma gestão democrática, como poderá exercer na práxis essa formação cidadã? Este Trabalho pretende mostrar a importância da gestão escolar democrática como o instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Somente numa gestão escolar democrática é que a formação cidadã se concretiza de fato e de verdade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | A importância da gestão escolar democrática na formação cidadã | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_dei_ferreira_de_paula_mendes.pdf | 241.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.