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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rita Cristina Lima Lages e Silvapt_BR
dc.creatorIvandilson Carneiro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:38:15Z-
dc.date.available2019-08-13T23:38:15Z-
dc.date.issued2011-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH59-
dc.description.resumoNo atual sistema educacional brasileiro, um dos problemas cruciais diz respeito ao fracasso escolar, gerando uma forte incidência de busca dos responsáveis pelo insucesso, partindo da percepção de um jogo onde ora culpamos a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo um sistema econômico, político e social. Verdadeiramente, existe um culpado para a não-aprendizagem? Se a aprendizagem advém de um vínculo, sendo um processo que ocorre entre subjetividades, de forma alguma pode ser possível considerar como culpada uma única pessoa; e nos alicerçamos em Fernandez (1994),1 quando assevera que culpa, ou seja, se considerar culpado, está no nível imaginário, colocando que o inverso da culpa é a responsabilidade. Para ser responsável por seus atos é necessário sair do lugar da culpa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolar  Avaliaçãopt_BR
dc.titleFracasso escolarpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

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