Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH84
Type: Monografias de Especialização
Title: Dificuldades de implementação de processos colegiados na Escola Municipal "Geralda Paz"
Authors: Juliana Faria Maciel
First Advisor: Beatriz Lopes Falcão
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a dificuldade de implementação de processos colegiados na Escola Municipal Geralda Paz, localizada na cidade de Santa Luzia/MG. Busca identificar especialmente o motivo pelo qual os pais ou responsáveis não se mobilizam para a participação conjunta com a escola. A análise foi realizada através dos registros da escola, no que tange a participação dos pais em reuniões ou eventos e na observação da realidade vivenciada no espaço escolar, embasada em especialistas/ pesquisadores nessa temática e na leitura dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação. Identifica algumas falhas que podem afetar essa relação e estabelece algumas proposições para se reverter essa situação de descompromisso dos pais com os processos da instituição escolar, destacando a importância dessa parceria para que se construa uma gestão democrática de forma efetiva, fazendo cumprir a representatividade popular nos processos decisórios da escola. Finalmente sinaliza a necessidade de se partilhar o poder entre as várias formas de colegiado e a necessidade de monitoramento das parcerias, que ainda é nosso objetivo.
Subject: Comunidade e escola
Planejamento educacional
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH84
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_juliana_faria_maciel.pdf270.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.