Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGH7
Type: Monografias de Especialização
Title: Os desafios de uma escola inclusiva
Authors: Neila Maria de Souza Lima
First Advisor: Grazielle Mariano Batista Maia
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho é uma reflexão sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais sob a perspectiva inclusiva na escola regular. Inicialmente tratou-se da questão relativa do termo inclusão e quais as condições atuais de se incluir alunos portadores de necessidades especiais em sala de aula regular. Trata também da falta de capacitação dos professores frente ao desafio de receber alunos com deficiência ou algum tipo de limitação em sala de aula regular. São destacados os desafios enfrentados hoje pela escola ao incluir alunos de diferentes potencialidades e dificuldades na sala de aula de uma escola regular. Os cuidados, o respeito, a atenção dedicados a eles na obtenção do conhecimento. O texto trata também dos projetos de escola e os suportes técnico, o percurso, currículo e avaliação e a necessidade da escola de superar as concepções meramente classificatórias. A importância da presença da escola regular na vida de cada um deles e a preocupação da construção de um ser social e interativo. A educação inclusiva parte do princípio de que todos podem aprender e de que suas diferenças devem ser respeitadas e trabalhadas.A escola torna-se inclusiva quando adota práticas baseadas na valorização da diversidade humana, no respeito pelas diferenças individuais, no desejo de acolher a todos, numa convivência harmoniosa, com a participação ativa da família e da comunidade escolar em todas as etapas do processo de aprendizagem.Este trabalho visa esclarecer as normalizações os pareceres e as orientações que regem a inclusão escolar juntamente com o PDI Plano de Desenvolvimento Individual do aluno - que é o instrumento que irá subsidiar o processo de promoção às etapas seguintes. Chega-se a conclusão que a escola inclusiva depende do trabalho conjunto da direção, equipe de especialistas, professores e comunidade escolar, na resolução conjunta das mudanças que deverão acontecer na escola. Incluir significa oferecer um ensino de qualidade.
Subject: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGH7
Issue Date: 14-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_neila_maria_de_souza_lima.pdf215.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.