Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Grazielle Mariano Batista Maia | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Oneide Geralda Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T19:40:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T19:40:03Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDGLX | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a atuação do Conselho Escolar (ou Colegiado Escolar) na Gestão Pedagógica, o qual tem por finalidade atuar como mediador dos anseios da comunidade escolar. Os objetivos são abordar a atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, bem como verificar suas funções na gestão escolar e sugerir ações para promover a identificação das formas de participação da comunidade escolar, de forma que toda a comunidade escolar se sinta efetivamente um membro da gestão e que tem participação na sugestão de ideias e na tomada de decisões. É fundamental a sua atuação na gestão democrática participativa, pois trata-se de um órgão máximo da escola, com natureza consultiva e deliberativa sobre assuntos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, sendo necessária uma integração sólida com todos os segmentos escolares. Considerouse que a gestão escolar democrática demanda a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que é representada pelo Colegiado Escolar, o qual é composto por pais, alunos, professores, direção, especialistas, funcionários da escola, e que devem ter voz ativa nas principais ações, projetos e atividades da escola. Portanto, o Colegiado Escolar é uma ferramenta fundamental para que a gestão democrática se efetive nas escolas brasileiras, o que requer a participação conjunta nas propostas e decisões da escola, com ação eficaz e respeito à comunidade escolar. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colegiado | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_oneide_geralda_ferreira.pdf | 239.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.