Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEG95
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação escolar: limites e possibilidades
Authors: Karla Tereza Ocelli Costa
First Advisor: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este estudo propôs analisar criticamente o PPP de uma escola municipal, tendo como foco norteador a avaliação escolar em sua construção e realização. Esta análise foi feita priorizando dois momentos: um deles, a partir da proposta inicial do PPP, construída em 2003, em que definiram os resultados obtidos. No outro momento, traz a reflexão da dimensão de sua efetivação nos anos seguintes até a proposta atual, construída em 2010. Após a análise, chega-se à conclusão de que a proposta inicial, pautada na participação efetiva de todos os atores da escola foi pontual e progressivamente abandonada nos anos seguintes, privilegiando uma avaliação centrada no aluno. Nesse percurso de ambivalências de conceitos e ações a escola tomou consciência do retrocesso da avaliação, e buscou, em 2010, voltar seu olhar para o passado, resgatando as propostas construídas pelo grupo de 2003. Surgiu então a proposta atual de avaliação, conivente com o processo educativo. A avaliação passa a ser praticada em outros moldes mais democráticos, com ênfase na clareza dos objetivos de aprendizagem que se pretende atingir, na busca de uma escola de qualidade, que esteja implicada na formação crítica, criativa, ética e transformadora de seus alunos.
Subject: Alunos Avaliação
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEG95
Issue Date: 1-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_karla_tereza_ocelli_costa.pdf210.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.