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Type: Monografias de Especialização
Title: Os docentes da Escola Técnica de Formação em Saúde Izabel dos Santos e a capacitação na educação problematizadora: uma proposta de intervenção
Authors: Lilian Dias Ennes
First Advisor: Paula Goncalves Bicalho
First Referee: Salete Maria de Fatima Silqueira de Rese
Abstract: Trata o presente estudo de um projeto de intervenção proposto à Escola Técnica de Formação em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS) /Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)-RJ. A ETIS foi criada pelo Decreto nº 13.802, em 01 de Novembro de 1989 e transferida para a FAETEC, através de Decreto nº 42.966 de 12 de maio de 2011. A proposta pedagógica da ETIS é norteada pelos princípios da Educação Problematizadora de Paulo Freire, que não é a adotada pela FAETEC. Portanto, esse projeto objetiva conhecer a composição dos recursos humanos docentes que atuam na educação profissional da ETIS, em relação à sua capacitação para desenvolverem a teoria crítica da educação problematizadora de Paulo Freire. E, a partir deste diagnóstico, organizar uma nova forma de trabalhar a capacitação pedagógica dos docentes por meio da Educação à Distância (EAD). Sua relevância está na necessidade de atender a uma demanda de capacitação dos profissionais que serão contratados para dar continuidade às ações pedagógicas da ETIS. Trata-se de um projeto de intervenção. Considera-se que as Oficinas de Concepções Pedagógicas, atualmente, desenvolvidas pela ETIS, essencialmente presenciais, não darão conta de atender à importante demanda de docentes a serem capacitados. Deste modo orienta-se a proposta do emprego da EAD, visando suprir a premente necessidade de aperfeiçoamento de profissionais de saúde que atuarão na ETIS/RJ.
Abstract: This present study of an intervention project proposed to the Technical School Training in Health Nurse Izabel dos Santos (ETIS) / Foundation Support Technical School (FAETEC)- RJ. The ETIS was established by Decree No. 13802, on 01 November 1989 and transferred to FAETEC, through Decree No. 42966 of 12 May 2011. The pedagogical proposal of ETIS is guided by the principles of Emancipatory Education Paulo Freire, who is not adopted by FAETEC. Therefore, this project aims to know the composition of human resources faculty who work in the professional education of ETIS, in relation to its capacity to develop a critical theory of education problematizing of Paulo Freire. And, from this diagnosis, a new way of organizing work pedagogical training of teachers through Distance Learning (ODL). Its relevance is the need to meet a demand of qualified professionals who will be hired to continue the pedagogical actions of ETIS. This is an intervention project. The study found that the Pedagogical Workshops Conceptions currently developed by ETIS essentially face no account shall meet the significant demand for teachers to be trained. Then, recommended use of EAD seeking to fill the urgent need for improvement of health professionals who will work in ETIS / RJ.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FFJCE
Issue Date: 13-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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