Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ações para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"
Autor(es): Marina Alves de Freitas
Primeiro Orientador: Paula Goncalves Bicalho
Primeiro membro da banca : Clarice Marcolino
Resumo: Este projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.
Abstract: This intervention project aims to evaluate the Project's Technical Course in Clinical Analyses, promoting workshops with the various actors of Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso do Sul, subsidizing them theoretically, to discuss the proposed modification of the Course Plan that is, nowadays, in modules to integrated curriculum. Considering tha the proposal of integrated curriculum allows effective integration of teaching and professional practice; breakthrough in the construction of theories, the search for specific and unique solutions for different situations, the integration of teaching and work-community; integration teacher / student research and seeking clarifications and proposals and adapting to each local situation and cultural patterns characteristic of a particular social structure, it is important that Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize themselves preparing their teachers to be able to develop a work as a time that will lead the student to become reflective and prepared to meet the new demands of the working world. In this project we will use the methodology of the Universidade Estadual de Londrina, published in the book O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade ,adapted to the course in question.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
Data do documento: 24-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marina_alves_de_freitas.pdf233.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.