Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula Goncalves Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee1Clarice Marcolinopt_BR
dc.creatorMarina Alves de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:07:53Z-
dc.date.available2019-08-12T05:07:53Z-
dc.date.issued2013-06-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJE85-
dc.description.abstractThis intervention project aims to evaluate the Project's Technical Course in Clinical Analyses, promoting workshops with the various actors of Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso do Sul, subsidizing them theoretically, to discuss the proposed modification of the Course Plan that is, nowadays, in modules to integrated curriculum. Considering tha the proposal of integrated curriculum allows effective integration of teaching and professional practice; breakthrough in the construction of theories, the search for specific and unique solutions for different situations, the integration of teaching and work-community; integration teacher / student research and seeking clarifications and proposals and adapting to each local situation and cultural patterns characteristic of a particular social structure, it is important that Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize themselves preparing their teachers to be able to develop a work as a time that will lead the student to become reflective and prepared to meet the new demands of the working world. In this project we will use the methodology of the Universidade Estadual de Londrina, published in the book O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade ,adapted to the course in question.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem como objetivo avaliar o Projeto do Curso de Técnicos em Análises Clínicas, promovendo oficinas com os diversos atores da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, subsidiando-os teoricamente, para discutir a proposta de modificação de seu currículo por módulos para currículo integrado. Como o currículo integrado é uma proposta que permite efetiva integração de ensino e prática profissional; avanço na construção de teorias; a busca de soluções específicas e originais para as diferentes situações; a integração ensino-trabalho-comunidade; a integração professor/aluno na investigação e busca de esclarecimentos e propostas e a adaptação a cada realidade local e aos padrões culturais próprios de uma determinada estrutura social, é importante que a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Professora Ena de Araujo Galvão organize-se preparando seus docentes e esses consigam desenvolver um trabalho coletivo que levem o aluno a tornar-se um ser reflexivo e preparado para atender as novas exigências do mundo laboral. Para tal será usada a metodologia da Universidade Estadual de Londrina, publicada no livro O currículo integrado do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: do sonho a realidade (2005), adaptada ao curso em questão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectDocentes Formação de nível técnicopt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleAções para viabilizar a construção de um currículo integrado para o curso técnico em análises clinicas da ETSUS "professora Ena de Araújo Galvão"pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marina_alves_de_freitas.pdf233.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.