Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJH2Y
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Programa complementar de estudo como uma alternativa para superar dificuldades na aprendizagem de alunos de nível técnico em saúde |
Autor(es): | Flávia Andréa Belarmino de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Geralda Fortina dos Santos |
Primeiro membro da banca : | Anezia Moreira Faria Madeira |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo implantar, por meio de um Projeto de Intervenção, o Programa Complementar de Estudo (PCE) no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) nos Cursos oferecidos pela Escola para seus alunos que são, em sua maioria, trabalhadores do Sistema Único de Saúde, oportunizando a eles uma formação técnica e/ou qualificação profissional que venha a melhorar a atuação dos mesmos em sintonia com o serviço de saúde aos quais estão inseridos. A fundamentação metodológica do PCE será a problematização da prática, tendo como sustentação o diálogo e a articulação entre educação, saúde e trabalho. Pretende-se utilizar estratégias didático-pedagógicas tais como, oficinas de leitura e escrita, comunicação visual e auditiva, filmes, dramatização, dinâmicas de grupo e auto-avaliação oportunizando vivências com o propósito de minimizar dificuldades de escrita, leitura e síntese, identificadas por alguns alunos dos Cursos Técnicos oferecidos pela Escola e relatadas pelos docentes nas avaliações mensais e na análise dos diários de classe. A escola é consciente que este programa não é suficiente e tampouco preenche a lacuna deixada pela baixa qualidade do ensino no país, mas, dentro da sua governabilidade, busca contribuir para a formação de um indivíduo com capacidade de questionar, aprender, interagir e transformar a realidade que o cerca. Enfim, um ser humano com possibilidades para desenvolver as suas capacidades e superar os seus limites. |
Abstract: | This work aims to deploy, through an Intervention Project, the Supplementary Study Program (SSP) in the Personnel Training Centre for Health Services (PTCHS) in the courses offered by the school for its students, who are in their majority, workers of the Unified Health System, providing opportunities such as technical training and / or professional qualification that will improve their performance in line with the health service to which they belong. The methodological foundation of the SSP is a questioning of the practice, having as support the dialogue and the coordination between education, health and work. We intend to use didactic and pedagogical strategies such as reading and writing workshops, visual and audio communication films, drama, group dynamics and experiences providing opportunities for self-assessment in order to minimize difficulties in reading, writing and synthesis, identified by some students of the courses offered by the school and reported by teachers in monthly assessments and analysis of class diaries. The school is aware that this program is not enough, nor fills the gap left by the low quality education in the country, but within its governance, it seeks to contribute to the formation of an individual with ability to question, learn, interact and transform reality around. Finally, people with possibilities to develop their skills and overcome their limitations. |
Assunto: | Educação em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJH2Y |
Data do documento: | 4-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_para_c_pia.pdf | 261.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.