Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJH2Y
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Anezia Moreira Faria Madeirapt_BR
dc.creatorFlávia Andréa Belarmino de Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T22:33:59Z-
dc.date.available2019-08-11T22:33:59Z-
dc.date.issued2013-06-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJH2Y-
dc.description.abstractThis work aims to deploy, through an Intervention Project, the Supplementary Study Program (SSP) in the Personnel Training Centre for Health Services (PTCHS) in the courses offered by the school for its students, who are in their majority, workers of the Unified Health System, providing opportunities such as technical training and / or professional qualification that will improve their performance in line with the health service to which they belong. The methodological foundation of the SSP is a questioning of the practice, having as support the dialogue and the coordination between education, health and work. We intend to use didactic and pedagogical strategies such as reading and writing workshops, visual and audio communication films, drama, group dynamics and experiences providing opportunities for self-assessment in order to minimize difficulties in reading, writing and synthesis, identified by some students of the courses offered by the school and reported by teachers in monthly assessments and analysis of class diaries. The school is aware that this program is not enough, nor fills the gap left by the low quality education in the country, but within its governance, it seeks to contribute to the formation of an individual with ability to question, learn, interact and transform reality around. Finally, people with possibilities to develop their skills and overcome their limitations.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo implantar, por meio de um Projeto de Intervenção, o Programa Complementar de Estudo (PCE) no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) nos Cursos oferecidos pela Escola para seus alunos que são, em sua maioria, trabalhadores do Sistema Único de Saúde, oportunizando a eles uma formação técnica e/ou qualificação profissional que venha a melhorar a atuação dos mesmos em sintonia com o serviço de saúde aos quais estão inseridos. A fundamentação metodológica do PCE será a problematização da prática, tendo como sustentação o diálogo e a articulação entre educação, saúde e trabalho. Pretende-se utilizar estratégias didático-pedagógicas tais como, oficinas de leitura e escrita, comunicação visual e auditiva, filmes, dramatização, dinâmicas de grupo e auto-avaliação oportunizando vivências com o propósito de minimizar dificuldades de escrita, leitura e síntese, identificadas por alguns alunos dos Cursos Técnicos oferecidos pela Escola e relatadas pelos docentes nas avaliações mensais e na análise dos diários de classe. A escola é consciente que este programa não é suficiente e tampouco preenche a lacuna deixada pela baixa qualidade do ensino no país, mas, dentro da sua governabilidade, busca contribuir para a formação de um indivíduo com capacidade de questionar, aprender, interagir e transformar a realidade que o cerca. Enfim, um ser humano com possibilidades para desenvolver as suas capacidades e superar os seus limites.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação profissional técnica em saúdept_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titlePrograma complementar de estudo como uma alternativa para superar dificuldades na aprendizagem de alunos de nível técnico em saúdept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_para_c_pia.pdf261.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.