Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJJ67
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisitando e recontextualizando o ensino da nutrição no curriculo de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde |
Autor(es): | Lígia Verônica Zischegg Nunes |
Primeiro Orientador: | Simone Dutra Lucas |
Primeiro membro da banca : | Clarice Marcolino |
Resumo: | A Nutrição, assim como a Enfermagem, possui uma face de ação social, cuja essência e especificidade é o cuidado a pessoa, a família ou a comunidade. A Enfermagem neste contexto abarca o objeto mais preponderante da Nutrição: a alimentação. A Escola Técnica de Saúde de Brasília, como Escola formadora do e para o Sistema Único de Saúde, insere em seus currículos de cursos de educação profissional técnica de nível médio Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Análises Clínicas, o ensino da Nutrição, mas de forma tímida. É premente a necessidade de revisitar estas construções para se transcender a situação atual. O objetivo desse Projeto de Intervenção é de elaborar uma proposta que ao mesmo tempo revisite e recontextualize o ensino da Ciência e da Disciplina Nutrição no processo de educação profissional técnica de nível médio para a área de Enfermagem na Escola. A metodologia utilizada lançou mão de matrizes, nas quais a estratégia de ação é pormenorizada na definição de metas, previsão de estrutura e recursos, além de mecanismos de avaliação e monitoramento. Do resultado espera-se a qualificação do ensino da Nutrição na Escola, que poderá auxiliar na formação de um egresso com uma visão de saúde mais ampliada e que fará a diferença no desenvolver do seu trabalho, contribuindo assim para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população usuária do sistema de saúde do Distrito Federal. |
Abstract: | Nutrition, as is nursery, has a side of social action which essence and specificity is the care with the person, family and the community. Nursery in this context involves the most fundamental object of Nutrition: feeding. The School of Technical Health of Brasilia, as graduating for and from the Unified Health System, includes in its grade courses of professional technic of medium level Nursery Technician, Oral Health Technician, Nutrition teaching, but in a shy manner. Its absolutely necessary to revisit this constructions to transcend the actual situation. The objective of this Intervention Project is to elaborate a proposition that at the same time revisit and re-contextualize the teaching of this Science and Nutrition discipline in the process of professional technic education of medium level to the Nursery area of the school. The methodology used matrix, in which the action strategy is defining objectives, resources and structures planning, mechanisms of evaluation and monitoring. From the results it hopes to qualify the teaching of Nutrition in the school, which could help in the formation of a new student with a more wide vision of health and it will make a difference when doing his job, contributing for a better health and life quality of the health care system users from Distrito Federal. |
Assunto: | Educação em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJJ67 |
Data do documento: | 30-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
l_gia_ver_nica_zischegg_nunes.pdf | 484.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.