Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMH46
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise da adequação dos cursos profissionais técnicos de nível médio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais à legislação da educação profissional técnica no Brasil
Autor(es): Erica Menezes dos Reis
Primeiro Orientador: Alda Martins Goncalves
Primeiro membro da banca : Adriano Marcal Pimenta
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de intervenção que está sendo realizada na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), órgão da administração direta do Estado de Minas Gerais responsável por ministrar cursos da área da saúde, nas diversas modalidades de ensino, para profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo foi criar um instrumento com parâmetros analíticos, baseados na legislação federal, o qual servirá como subsídio no processo de acompanhamento, avaliação e de ajustamento dos cursos profissionais técnicos de nível médio da ESP-MG aos preceitos legais disponíveis no ordenamento jurídico educacional atual. A metodologia utilizada estruturou-se em três fases: criação de um instrumento com categorias analíticas, representado por um quadro, para a análise dos cursos, elaboração de orientações para o preenchimento desse instrumento e, por último, construção de um cronograma para aplicação do instrumento aos cursos profissionais técnicos de nível médio em andamento na ESP-MG.
Abstract: This course conclusion work presents a proposal of intervention that is being held at the School of Public Health of the State of Minas Gerais (MG-ESP), an agency under direct administration of the State of Minas Gerais responsible for teaching courses in the area of health, the various types of education for professionals working in the Unified Health System (SUS). Their goal was to create an instrument with analytical parameters, based on the federal law, which will serve as input in the process of monitoring, evaluation and adjustment of professional technical courses mid-level ESP-MG to the legal provisions on the legal education today. The methodology was structured in three phases: creation of an instrument with analytical categories, represented by a framework for the analysis of courses, development of guidelines for completing this instrument, and finally, building a timeline for implementation of the instrument Professional courses to middle level technicians in progress in ESP-MG.
Assunto: Educação Técnica em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMH46
Data do documento: 20-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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