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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Curso de Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde da ESP/MG: causas de evasão e definição de estratégias de intervenção
Autor(es): Joao Andre Tavares Alvares da Silva
Primeiro Orientador: Maria Ines Barreiros Senna
Primeiro membro da banca : Adriano Marcal Pimenta
Resumo: Este trabalho se propõe a estudar os motivos de evasão no curso Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), dos alunos matriculados no período de agosto de 2011 a julho de 2012, com o objetivo de subsidiar mudanças no curso a curto e médio prazos, além de embasar a elaboração de estratégias de monitoramento da evasão escolar no referido curso. Dados preliminares mostram uma desistência de aproximadamente 65% dos matriculados. Embora essa qualificação não seja uma obrigação, mas uma recomendação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, ainda assim considera-se tal porcentagem elevada, ao se considerar fatores como carga horária pequena, gratuidade do curso, necessidade de aproximação do futuro docente com as metodologias e abordagens adotadas pela ESP-MG. A intervenção ocorrerá em três etapas, sendo a primeira o levantamento de informações dos alunos e cálculo das taxas de evasão. A segunda etapa será a aplicação de questionário piloto, elaboração do questionário final do estudo e aplicação do mesmo. A terceira etapa serão três oficinas com o objetivo de analisar os dados dos questionários e seleção de causas/problemas para intervenção em até três meses (primeira oficina); elaborar plano de ação em curto prazo para modificações imediatas no curso com vistas a estimular a permanência dos alunos no curso (segunda oficina); elaborar a estratégia de monitoramento da evasão ao longo do curso de Qualificação Pedagógica na Educação em Saúde, definir os critérios para considerar o aluno desistente/evadido, mecanismos de registro para avaliar o motivo da desistência do aluno logo após a identificação da sua saída. Avaliar as estratégias de estímulo à permanência no curso e definir quais delas passarão a ser utilizadas na execução do curso.
Abstract: This paper proposes to study the reasons for evasion in the course "Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde" of the Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), students enrolled from August 2011 to July 2012. It aims changes in the short and medium term, and base the development of strategies for monitoring truancy in this course. This qualification is not a requirement, but a recommendation of the national politics in continuing health education. Preliminary data show 65% dropout of those enrolled. It is considered a high percentage, when considering factors such as workload small, gratuity of course and need to approach with methodologies adopted by ESP-MG. The intervention will take place in three stages, first being a survey about the students information and calculation of dropout rates. The second step will be the application of the pilot questionnaire, elaboration of final questionnaire and application of it. The third step will be three workshops with the aim of analyzing the data from the questionnaires and selection of cause/problems for intervention within three months (first workshop); elaborate plan of action in the short term for immediate modifications in the course in order to encourage the continued in the course (second workshop). At the last workshop will develop the monitoring strategy of evasion over the course "Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde" from defining criteria to consider the student dropout/evaded, registering for evaluate evasions causes, evaluating strategies to stimulate stay in the course and determine which of them will be performed.
Assunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FMHUD
Data do documento: 17-Fev-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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